Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo
Morreu na noite de ontem (21), de causas naturais, o ex-prefeito de Piacatu, Auto José dos Santos (MDB), aos 90 anos. De acordo com familiares, o ex-prefeito era hipertenso e sofria da doença de Parkinson e Alzheimer. Ele era viúvo de Ana Penha Granado dos Santos (1934-1993).
Conforme relato de familiares, por volta das 23h30 de ontem a cuidadora do ex-prefeito foi fazer a troca de roupa nele, ocasião em que conversou com ele e não teve resposta. Diante da situação, a cuidadora entrou em contato com os familiares do ex-prefeito.
Auto José dos Santos deixa os filhos Valdeir, Jaime e Jairo, além de noras, nove netos e 11 bisnetos. O corpo do ex-prefeito está sendo velado no Velório Municipal de Piacatu e o sepultamento está agendado para às 15h de hoje (22), no Cemitério Municipal Emílio Spadari.
VIDA PÚBLICA
Auto José dos Santos foi eleito prefeito de Piacatu em 1976 pela Arena (Aliança Renovadora Nacional). Ele teve como vice-prefeito Ermelindo Pagliari (1926-2005) e a gestão da dupla foi entre 1977 e 1982. Nesta administração, o mandato foi de seis anos em todos os municípios brasileiros.
Entre as obras e conquistas de sua gestão, Auto construiu e inaugurou o Centro de Lazer, o Terminal Rodoviário onde funcionava o Bar do Ponto e a creche, denominada Casp (Centro de Assistência Social de Piacatu).
Foi também durante a administração de Auto José dos Santos que foi instalada na escola estadual do município a HEM (Habilitação Específica para o Magistério), assim como foi instalada a rede elétrica na zona rural de Piacatu.
Na eleição de 1988, Auto foi candidato a prefeito pelo então PMDB, mas não foi eleito. Além de prefeito, Auto José dos Santos foi vereador em Piacatu por três legislaturas, sendo presidente da Câmara em 1971.