CDHU realiza sorteio de 46 casas populares em Piacatu


Sorteio teve 658 pessoas inscritas; inauguração está prevista para agosto

05/06/2025 13:45 - Atualizado em 24/06/2025 13:53 | Por: Otávio Manhani

Lucas Viana/Colaborador

Prefeito Ricardo durante discurso antes do sorteio

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) realizou na manhã de hoje (5) o sorteio de 46 casas populares pertencentes ao conjunto habitacional Manoel Muniz, em Piacatu. O evento aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes.

De acordo com a CDHU, 658 pessoas se inscreveram para participar do sorteio. Cada unidade habitacional mede 47,87m² contendo dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, além de possuir cobertura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico. Os imóveis ficam localizados na Rua Mário Brigatti.

O subsecretário de Desenvolvimento Habitacional, José Police Neto, disse que o sorteio é exclusivo para pessoas que residem em Piacatu. “Fazemos casas para quem precisa. Quem já tem, não deve participar, porque o objetivo é reduzir a desigualdade, não ampliá-la”, explicou.

O prefeito de Piacatu, Ricardo Francisco Lemes da Silva (PSD), desejou boa sorte aos inscritos e mencionou que a inauguração das 46 casas está prevista para o mês de agosto, em data ainda indefinida. O prefeito também disse que a Prefeitura já possui um terreno para a construção de mais 150 moradias.

Já a vice-prefeita Beatriz de Cristo Ramos, a Bia (União Brasil), falou do sonho depositado nas urnas de sorteio nesta manhã. “São 658 sonhos que aguardam para serem realizados. Sabemos que, desta vez, 46 serão concretizados. Mas saibam que meu coração está com vocês, torço por vocês e boa sorte”, discursou.

Conforme o regulamento da CDHU, os imóveis atendem famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos, conforme a faixa de enquadramento. Além dos 46 titulares sorteados, também foram definidos os suplentes. A CDHU investiu R$ 8,7 milhões neste empreendimento.

A última inauguração de um conjunto habitacional no município aconteceu em agosto de 2014, ocasião em que foram entregues as 40 casas do conjunto habitacional Durvalino Alves de Jesus.

CRONOLOGIA

Em abril de 2018, a Prefeitura Municipal de Piacatu adquiriu quatro lotes para a construção das moradias populares, ocasião em que pagou por estas áreas R$ 600 mil.

Em janeiro de 2019 foi assinado o termo de convênio entre a CDHU e a Prefeitura, após o município confirmar que já possuía terreno para a construção das unidades habitacionais.

Em dezembro de 2022 deram início às obras para construção das 46 casas populares. Em dezembro de 2024 foram realizadas as inscrições, obtendo uma quantidade de 658 inscritos.

GALERIA DE FOTOS