Secretaria da Cultura de Piacatu lança documentário sobre o Carnavenida


Conteúdo apresenta os 19 anos ininterruptos do evento, que parou devido a pandemia

30/06/2025 09:31 - Atualizado em 30/06/2025 21:44 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Carnavenida de Piacatu, edição 2019

A Secretaria da Cultura e Turismo de Piacatu lança oficialmente hoje (30), na internet, o documentário “Carnavenida de Piacatu: 19 anos ininterruptos”. Trata-se de uma produção desenvolvida por meio do edital Viva a Arte Viva, da lei federal Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.

O material, que possui 37 minutos, fala da trajetória do Carnaval de Piacatu, com foco no Carnavenida, evento este que foi realizado entre 2002 e 2020. O evento foi interrompido devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em 19 anos consecutivos do Carnavenida, dois prefeitos estiveram à frente da Prefeitura de Piacatu, sendo Euclasio Garrutti (2001-2008 e 2017-2020) e Nelson Bonfim (2009-2016). Também esteve presente em praticamente todas as edições do evento o secretário municipal da Cultura e Turismo, Elio Siqueira da Rocha. Ambos foram convidados a participar do documentário.

Zelador do Piacatu Clube desde 1982, Daniel Francisco de Oliveira teve uma participação relevante no documentário. Antes de ser realizado na avenida, o Carnaval de Piacatu já acontecia no salão desde a década de 1970. E Daniel é quem fala sobre essa transição do Carnaval de salão para a avenida.

De acordo com Rocha, é impossível contar toda a história do Carnaval de Piacatu em apenas 37 minutos. “É um projeto que apresenta momentos de várias edições que se têm registro, inclusive dos primeiros carnavais. Cada folião tem sua recordação pessoal, guardada na memória”, comenta.

Em fevereiro deste ano teve uma “pré-estreia” do documentário, a qual foi apresentada apenas para autoridades municipais e colaboradores. Na ocasião, a apresentação do material, que estava em fase de finalização, aconteceu no Teatro Municipal Prof. Jurandir Antonio de Lima.

DEPOIMENTOS

O cinegrafista Bruno Alves de Brito, que captou as entrevistas dos participantes do documentário, afirma que o produto entregue é fruto de intenso trabalho de pesquisa. “Piacatu tem muita história para contar sobre o Carnaval da cidade. E aqui resgatamos uma boa e importante parte deste evento”, destaca.

Já o narrador do documentário, Daniel Pavan, fala sobre a grandiosidade cultural que o Carnavenida representa tanto para Piacatu quanto para a região. “O material proporciona aos foliões e simpatizantes do Carnaval a oportunidade de reviver os bons momentos sobre a trajetória de sucessos desse evento”, frisa.

O editor Gustavo Bevilacqua, responsável em organizar o material disponível (vídeos e fotos), diz estar satisfeito com o resultado. “Resgatar momentos sobre o Carnavenida, assim como os primeiros carnavais de Piacatu, foi reviver a beleza de épocas diferentes”, avalia.

Responsável pelo marketing do documentário, Lucas Viana do Carmo explica que o conteúdo apresentado contribui com a preservação da memória cultural local. “Piacatu realiza o Carnaval desde a década de 1970. E o Carnavenida foi quem deu ao município a projeção regional deste evento”, relata.

Para o produtor e diretor-geral do documentário, o jornalista Otávio Ricardo Manhani, o material apresentado servirá como base a eventuais futuros projetos que venham abordar a história do Carnaval de Piacatu. “Este documentário é o resultado do trabalho e contribuição de várias pessoas. Produzimos um conteúdo histórico muito importante para o município”, finaliza.

Acesse o link abaixo para assistir ao documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=vPnYXfzPWXM