Ofensa racista durante campeonato em Piacatu gera revolta de jogadores


Autor e vítima de racismo foram expulsos; até o momento, ninguém se pronunciou

08/09/2025 09:23 - Atualizado em 08/09/2025 17:21 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Autor e vítima de ofensa racista durante discussão

A quinta rodada pela Chave A do campeonato intermunicipal de Piacatu, realizada na tarde de ontem (7), foi marcada por um episódio de racismo em campo. O caso aconteceu ao final do primeiro jogo, durante os acréscimos dados pela arbitragem.

Após o árbitro ter marcado uma falta, um dos jogadores da equipe Braúna ofendeu um dos jogadores do time Elite, de Clementina, com uma fala racista, chamando-o de macaco. Inclusive, um dos árbitros assistentes (bandeirinha) teria escutado a ofensa.

Diante da fala, o jogador vítima da fala racista foi tirar satisfação com o autor da ofensa, empurrando-o. A partida foi paralisada e os jogadores de ambas as equipes foram saber o motivo do desentendimento. Ao saberem que se tratava de uma ofensa racista, houve discussão generalizada entre os jogadores.

Com o início do tumulto, a equipe de segurança do evento entrou em campo na tentativa de minimizar a situação. Mas o autor da fala racista teve que ser retirado de campo escoltado. Indignados com a atitude do jogador do time Braúna, o elenco da equipe Elite repudiou o fato ocorrido.

O clima de revolta tomou conta do Estádio Municipal José Sebastião Martins “Zico”. Policiais Militares que acompanham o campeonato desde o início, também presenciaram o episódio. Diante do clima tenso, a arbitragem expulsou os dois jogadores envolvidos e encerrou a partida.

O jogo terminou o primeiro tempo com um gol da equipe Elite. Mas, aos cinco minutos do segundo tempo, o time Braúna balançou a rede adversário, deixando tudo igual. Posteriormente, marcou o segundo gol, encerrando o placar em 2 a 1 para Braúna.

Já o segundo jogo da tarde foi entre as equipes Oolé, de Piacatu, e Prefeitura de Gabriel Monteiro. O único gol da partida foi no segundo tempo, marcado para o time Oolé. Com estes resultados, as equipes Braúna, Elite e Oolé seguem empatadas na tabela com nove pontos, três vitórias e uma derrota.

Questionados sobre o episódio de racismo durante o jogo, até o momento a reportagem não obteve resposta dos organizadores do evento, nem das comissões técnicas das equipes envolvidas.

PRÓXIMO JOGO

A quinta rodada pela Chave B está marcada para o próximo domingo (14). Deverão entrar em campo as equipes França, de Rinópolis, e Rosseto, de Piacatu. O segundo confronto da tarde será entre os times Giga Corpus, de Santópolis do Aguapeí, e 4M Esportes, de Bilac.

GALERIA DE FOTOS