Prefeitura de Piacatu anuncia a volta do Carnavenida em 2026


Evento foi interrompido devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

14/12/2025 08:10 - Atualizado em 25/12/2025 17:44 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Matinê do Carnavenida de Piacatu, em 2016

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Piacatu oficializou ontem (13) que o Carnavenida estará de volta no ano que vem. O anúncio do retorno do tradicional Carnaval de rua de Piacatu foi divulgado nas redes sociais oficiais do município.

A divulgação do Carnavenida 2026, feita em um minivídeo de 30 segundos, não menciona detalhes do evento, como: data, local, banda, entre outros. O anúncio é apenas uma confirmação de que o Carnaval de rua de Piacatu será realizado.

Na verdade, um anúncio extraoficial sobre a volta do Carnavenida foi feito no dia 8 de novembro deste ano pelo secretário municipal da Cultura e Turismo, Elio Siqueira da Rocha, durante o desfile cívico em comemoração aos 72 anos de emancipação política da cidade.

Mais detalhes sobre a volta deste evento devem ser divulgados pelo governo municipal somente a partir de janeiro do próximo ano.

BREVE HISTÓRICO

O Carnavenida de Piacatu começou no ano de 2002 e teve sua última edição em 2020. Até então, os carnavais eram realizados no salão desde a década de 1970, no Clube Social e Recreativo de Piacatu, popularmente conhecido como Piacatu Clube.

Em 19 anos ininterruptos, o Carnavenida de Piacatu foi ganhando força a cada ano e se tornou referência regional em Carnaval de rua. O evento já chegou a registrar mais de 12 mil pessoas em apenas uma noite. Detalhe: Piacatu possui uma população de 5.519 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022.

O principal motivo da paralisação do Carnavenida de Piacatu - assim como de todos os eventos pelo mundo - foi devido o surgimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ocorrido em março de 2020. Somente em 5 de maio de 2023 é que a Organização Mundial da Saúde declarou o fim da pandemia.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, em pouco mais de três anos de pandemia, mais de 700 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil.