Divulgação/Reprodução
Uma missa solene de posse canônica realizada na noite de ontem (2) oficializou o retorno do padre Sebastião Gonçalves à Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Santópolis do Aguapeí, onde ele já foi administrador paroquial entre 2 de novembro de 2007 a 11 de abril de 2010.
A missa que empossou padre Sebastião foi presidida pelo bispo da Diocese de Araçatuba, dom Sergio Krzywy (lê-se Quichêiv), e concelebrada por padres da região pastoral de Birigui e Guararapes. Dezenas de fiéis do município e visitantes acompanharam a cerimônia de posse.
Padre Sebastião estava como pároco na Paróquia de São Sebastião, em Andradina, desde abril de 2010. Na época, atendendo ao pedido do bispo, ele deixou a paróquia de Santópolis do Aguapeí e foi para Andradina. Agora, 15 anos depois, padre Sebastião deixa a paróquia de Andradina e retorna à Santópolis do Aguapeí.
Ao ser empossado, padre Sebastião sucederá os trabalhos realizados pelo seu antecessor, padre Luiz Henrique dos Santos Carreira, o qual esteve à frente da Paróquia de Nossa Senhora das Graças como administrador paroquial desde maio de 2022.
Com a posse de padre Sebastião como pároco, a comunidade católica de Santópolis do Aguapeí passa a ter um padre residente no município após quase duas décadas. De acordo com registros paroquiais, o último pároco na cidade foi o padre Edélcio Geraldo Oliva, que permaneceu na cidade até 2007.
BREVE CRONOLOGIA
Após padre Sebastião passar 29 meses à frente da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, entre 2007 a 2010, houve as seguintes sucessões: padre Edgar de Souza Lima (2010 a 2018), freis capuchinos (2018), padre Luiz Henrique dos Santos Carreira (2019), padre José Manoel Messias (2019 a 2021), padre Eurico Gimenes de Aragão (2022) e padre Luiz Henrique dos Santos Carreira (2022 a 2026).