Programa Agita Piacatu oferece atividades físicas para todos os públicos


06/11/2013 22:32 - Atualizado em 18/06/2014 22:38 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Piacatu

Foto em formato de mosaico mostra todas as atividades oferecidas

Implantado em 2007, o programa Agita Piacatu tem por objetivo incentivar a prática de atividades físicas e alimentação saudável no cotidiano das pessoas.

Para isso, o programa, que atende aproximadamente 600 pessoas - sendo 350 estudantes nas escolas e outros 250 usuários-, conta com o acompanhamento de três educadores físicos, um fisioterapeuta e três colaboradores.

Entre as atividades oferecidas estão: caminhada orientada, hidroginástica, ginástica laboral (Centro de Saúde e Almoxarifado), avaliação física, educação postural, vôlei adaptado, recreação (Lar São Luiz Montfort), step, jump, pilates, e ginástica localizada. Todas as 11 atividades são oferecidas gratuitamente.

Para a realização das atividades, o município dispõe de pistas de cooper, academia ao ar livre, praça de exercício do idoso, campos de futebol e de areia, ginásio poliesportivo e piscina.

Além das atividades que acontecem durante a semana, os usuários do programa Agita Piacatu também participam de quatro eventos pontuais que ocorrem anualmente, sendo: Dia Mundial do Desafio (última quarta-feira do mês de maio), Dia Municipal da Atividade Física (6 de abril), Festa Julina do Agita e Balada do Agita (mês de dezembro, ao fim das atividades).

Embora qualquer pessoa possa participar do programa Agita Piacatu, cada atividade tem um público-alvo, como, por exemplo, o vôlei adaptado, que é exclusivo para pessoas com mais de 40 anos de idade. Já a caminhada orientada é aberta para qualquer faixa etária.

No caso da ginástica laboral, esta atividade é aplicada aos funcionários municipais do Almoxarifado e Centro de Saúde. Quanto à postura laboral, esta atividade é desenvolvida na Emef Prof. Eládio Rosseto.

Com os idosos do Lar São Luiz Montfort, o programa atende este público com atividades de recreação. Já a hidroginástica é realizada mediante encaminhamento médico.

A coordenadora do programa Agita Piacatu, Ana Borges, explica que é feita uma avaliação física em todos os participantes. Ela reforça também que tem atividades físicas para todos os públicos e que as ações têm surtido bons resultados.

Depoimentos

Quem confirma os benefícios é o casal Francisco Soares Guimarães, 75 anos, e Angelina Balieiro da Silva Guimarães, 71 anos. Eles participam da caminhada orientada e alongamento, que são realizados atualmente na praça Toshihiko Nishikawa.

Angelina diz participar de atividades físicas antes mesmo da implantação do programa Agita Piacatu. Já seu marido, Francisco, começou a se exercitar em 2008, um ano após a implantação do programa.

“Decidi participar de livre e espontânea vontade em prol da minha saúde. Inclusive, minha pressão arterial ficou regulada depois que comecei a fazer as caminhadas”, destaca o aposentado. A caminhada orientada acontece todas as terças e quintas-feiras das 7h às 8h e das 18h às 19h.

A dona de casa Rosa dos Santos, 39 anos, participa de três atividades do programa, sendo: pilates, jump e step. Ela conta que sempre teve interesse em praticar estes exercícios.

Embora tenha pouco tempo que ingressou no Agita Piacatu, em março deste ano, Rosa diz ter emagrecido 12 quilos com as atividades nesse período. “Adoro fazer exercícios físicos e sempre tive vontade de participar destas três atividades. Este programa é maravilhoso”, avalia.

Entre os benefícios, a dona de casa garante que a prática destas atividades melhorou sua coordenação motora e a memória.

O aposentado Antonio Braz da Silva, 67 anos, diz frequentar o vôlei adaptado desde o primeiro dia que foi implantado. Ele conta que antes disso participava da caminhada orientada. Para ele, o programa só tem contribuído com sua saúde.

“Sou hipertenso e, antes destas atividades do Agita Piacatu, não tinha medicamento que dava certo para controlar minha pressão arterial. Também tinha dores de cabeça frequentes. Agora, após frequentar este programa, reduzi em 70% a quantidade de remédios que tomava. Hoje não me vejo sem os exercícios”, relata o aposentado.

Silva, que não fuma nem consome bebida alcoólica, acrescenta ainda que o vôlei adaptado só lhe trouxe benefícios. “Recomendo a todos a prática de qualquer atividade física. Assim como eu, creio que vários colegas que participam do Agita Piacatu conseguiram reduzir suas medicações”, finaliza.

A secretária municipal da Saúde confirma que tem percebido uma diminuição de solicitação de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes muscular das pessoas que frequentam o programa. Porém, não soube informar com precisão.

“Tem caso que a pessoa tomou anti-inflamatório por 15 anos e agora não necessita mais”, cita Karina.

Para participar

Para participar de alguma das atividades oferecidas pelo programa, o interessado deve ir até o setor da Cultura, localizado em uma sala do Terminal Rodoviário em horário comercial e fazer o cadastro. Dependendo da atividade, já há vaga disponível. Caso contrário, o interessado é inserido em uma lista de espera.

A coordenadora do Agita Piacatu, Ana Borges, conta que o programa foi implantado mediante análise de situação de saúde dos moradores do município (porcentagem significativa de idosos, elevado número de hipertensos e diabéticos nos últimos anos).

De acordo com Ana Borges, os resultados apontaram a necessidade de focar as ações em medidas preventivas, como atividade física e alimentação saudável, além da observação da necessidade de incorporar ações que promovam a qualidade de vida na população em geral.