Pecuaristas tiram dúvidas durante palestra em Dia de Campo em Piacatu


15/06/2014 22:57 - Atualizado em 18/06/2014 23:04 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Participantes do Dia de Campo conheceram o trabalho desenvolvido com o rebanho da Fazenda Capivara, em Piacatu

Aproximadamente 300 pecuaristas do município e região puderam esclarecer algumas dúvidas sobre o atual cenário da pecuária brasileira durante Dia de Campo promovido pela Fazenda Capivara no último dia 14, em Piacatu.

Na primeira palestra, ministrada pelo professor de zootecnia da Unesp de Jaboticabal (SP), Ricardo Andrade Reis, foi abordado sobre a vantagem dos animais que recebem suplementação, destacando um maior ganho por animal, principalmente no período da seca.

Foram apresentados slides aos participantes com o resultado de alguns estudos relacionados aos efeitos associativos entre forragem e suplementos.

Na palestra sobre fatores determinantes na terminação de bovinos, o palestrante André Alves de Souza, que é doutor em nutrição e produção animal da Esalq/USP - Unesp, frisou que não tem como produzir qualidade sem acabamento, referindo-se ao produto final: a carne.

Souza explicou que o acabamento é a capa de gordura que protege a carne e que o produtor deve ficar atento, pois em certas regiões do Brasil, os consumidores preferem a carne com uma capa de gordura maior. Já em outras regiões, há consumidores que optam por uma capa mais fina de gordura.

“Peso e acabamento geram um pagamento diferenciado, melhor”, ressaltou o palestrante. Ele disse ainda que atualmente o país possui um rebanho estabilizado de 200 milhões de gado.

Em suas considerações finais, Souza citou que o manejo do pastejo resulta em forragem de valor nutritivo mais alto, o que permite maior eficiência de utilização de nutrientes, resultando em maior produção.

“A intensificação de uso das pastagens implica na adoção da suplementação protéico-energética em diferentes épocas do ano, a qual pode contribuir sobre maneira para aumentar o consumo e o desempenho dos animais e eficiência de uso de nutrientes”, concluiu.

A proprietária da Fazenda Capivara, Sandra Baumgartner, encerrou o ciclo de palestras dizendo que “se o pecuarista não tiver equipe e não souber delegar função, ele não irá a lugar algum”. E completou: “Minha equipe dá conta tranquilamente de continuar com este trabalho, iniciado pelo meu marido [Thomas Cristoph Baumgartner, já falecido]”.