A Eucaristia é a maior fonte de bênçãos e curas, diz padre Edgar Lima, em Piacatu


Padre Edgar disse que a falta de perdão impede que as pessoas sejam felizes

19/06/2014 20:40 - Atualizado em 20/06/2014 17:52 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Procissão caminha ao lado do tapete feito com vários materiais

Em uma das paradas durante a procissão de Corpus Christi, celebrada hoje (19), em Piacatu, o padre Edgar de Souza Lima disse aos fiéis católicos que “a Eucaristia é a maior fonte de bênçãos e curas do mundo”.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e é uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

Na homilia, o padre falou sobre a importância do perdão, ressaltando que a falta de perdão impede que as pessoas sejam felizes. “Uma Igreja que não ensina a se preocupar com o outro, [nos faz crer que] estamos na Igreja errada. Ou até estamos na Igreja certa, mas estamos seguindo de forma errada”, acrescentou.

Padre Edgar frisou que o ser humano é a semelhança de Deus e que as pessoas não são apenas corpo, mas, sim, corpo e alma. “Precisamos alimentar nossa alma, pois uma alma não alimentada, o corpo vai sentir dores. E Jesus é o alimento para nossa alma”, afirmou.

O padre também enfatizou que a Eucaristia é o corpo e o sangue de Jesus. “Nós não inventamos a Igreja nem a Eucaristia, mas, sim, Jesus quem as instituiu”, finalizou.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A tradição de enfeitar as ruas em formato de tapete é mantida por séculos.

Para a confecção dos tapetes na rua, foram utilizados diversos materiais, como serragens, pedras, tampinhas de garrafas, papéis coloridos, legumes, objetos plásticos, entre outros. Neste ano, a maioria dos grupos de Piacatu optou por tapetes semiprontos, de modo que apenas o acabamento fosse concluído no local.

GALERIA DE FOTOS