Morre padre Bernardo Braakhuis, aos 96 anos, em Bilac


Padre Bernardo também foi pároco em Gabriel Monteiro de 1986 a 1994

27/06/2014 19:07 - Atualizado em 02/07/2014 14:46 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Bernardo Braakhuis morreu cinco dias após completar 96 anos

Morreu no início da noite de hoje (27), às 18h, em Bilac, o padre Bernardo Braakhuis. Ele havia completado 96 anos no último domingo (22). Mesmo estando internado no hospital do município, várias pessoas foram visitá-lo no quarto e cumprimentá-lo pelo seu aniversário.

Ainda não se sabe a causa da morte do sacerdote. Ele estava internado no hospital da cidade desde o início deste mês. Há 60 dias ele recebia tratamento médico para combater uma pneumonia.

Autoridades religiosas e políticas do município e região devem comparecer ao velório de padre Bernardo amanhã (28), que será na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. Às 15h haverá missa de corpo-presente e, posteriormente, o sepultamento no cemitério de Bilac.

Biografia

Padre Bernardo nasceu em 22 de junho de 1918 na cidade de Oldenzaal, na Holanda, data em que também foi batizado. Em 1925 recebeu a Primeira Eucaristia e em 1929 foi crismado.

Bernardo Braakhuis ingressou no seminário em 1931 e ordenado diácono no Brasil em 1944, na cidade mineira de Mariana, sendo sua ordenação sacerdotal em 3 de dezembro do mesmo ano na igreja de Santo Antonio, em Lins (SP), pela imposição das mãos de dom Henrique César Fernandes Mourão, bispo da diocese de Cafelândia (SP).

Muitos foram os trabalhos apostólicos e sociais realizados por padre Bernardo, entre eles professor no seminário diocesano de Lins e vigário cooperador de Araçatuba, em 1945; foi vigário coadjutor em Valparaíso (SP) e vigário ecônomo de Alto Pimenta (hoje Bento de Abreu), ambos em 1947.

Em 29 de janeiro de 1950 assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bilac. A história pessoal do sacerdote muitas vezes se ‘confunde’ com a história do município. Isso porque ele deixou obras sociais para a comunidade.

Entre as benfeitorias realizadas por padre Bernardo está uma creche, que na época era de responsabilidade da Igreja. Há, ainda, o Lar São Vicente de Paula, que até os dias de hoje é mantido pela comunidade bilaquense.

Outra obra que teve o apoio de padre Bernardo foi a modernização e manutenção da então emissora de rádio Imaculada Conceição de Bilac (hoje obra da Milícia da Imaculada). O sacerdote também recebeu o título de Cidadão Bilaquense, concedido pela Câmara de Vereadores em 23 de outubro de 1992.

De 1º de setembro de 1986 à 28 de fevereiro de 1994 padre Bernardo foi pároco na paróquia de São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro, onde ajudou a construir uma creche com doações vindas da Fundação Holandesa. A creche funciona até hoje.

Mesmo afastado do trabalho à frente da comunidade católica de Bilac, onde atuou por 57 anos, padre Bernardo continuou celebrando missas na sala de sua casa para pequenos grupos, até 2005.

Homenagens

Em 2001, padre Bernardo recebeu o prêmio “Dar de si antes de pensar em si”, do Rotary International. Na época, com 83 anos, foi a quinta personalidade no mundo a ser homenageada com a premiação, instituída pela entidade.

Tal honraria até então era concedida apenas a figuras históricas, como Madre Tereza de Calcutá (1910-1997). Padre Bernardo também já esteve com o papa João XXIII e o papa João Paulo II, em Roma, na Itália.

No dia 30 de dezembro de 2012, o sacerdote foi homenageado. O calçadão da praça da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição foi nomeado como padre Bernardo Braakhuis. Para os católicos do município, uma homenagem em vida mais que merecida.

GALERIA DE FOTOS