Derrota do Brasil para a Alemanha em 7 a 1 gera tumulto pelo país


08/07/2014 18:46 - Atualizado em 16/07/2014 19:07 | Por: Otávio Manhani

Reprodução/Imagem da Internet

Torcedor é retirado do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

O jogo da semifinal da Copa do Mundo entre Brasil e Alemanha nem havia acabado e as confusões se generalizaram.

Na Fan Fest no centro Recife (PE), depois do terceiro gol da Alemanha, que aconteceu no primeiro tempo, começou uma confusão generalizada. A polícia entrou com cavalaria no meio da multidão e jogou gás lacrimogênio para tentar afastar uma briga. No meio da correria, houve até gente pisoteada.

As pessoas ainda seguem um pouco assustadas, alguns estão em pânico, e há muita gente indo embora para casa.

A confusão começou ainda antes de o Brasil levar o quarto gol, ainda no primeiro tempo da partida contra a Alemanha, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Revoltado, torcedor é preso no Mineirão; mulher passa mal e sai carregada

Antes do apito final do primeiro tempo, a decepção pela humilhação sofrida pela seleção brasileira diante da Alemanha fez torcedores se revoltarem no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Um deles, mais nervoso, chutou uma lixeira e foi preso por dano ao patrimônio por seis policiais militares. Ele não teve sua identidade revelada.

O ato de revolta aconteceu logo após o quarto gol da Alemanha, quando parte da torcida já deixava o estádio completamente decepcionada com o que via.

Além disso, uma série de brigas eclodiu em diversos pontos das arquibancadas. O posto policial do estádio ainda registrava mais incidentes. Três torcedores foram detidos após brigarem no 2º nível do estádio.

Dois alemães que estavam no local entrarem em conflito com brasileiros. Eles alegam que foram agredidos, enquanto os policiais dizem ter visto os europeus partindo para briga.

Pouco antes do fim do primeiro tempo, mais torcedores foram expulsos do estádio. Um deles tentou agredir um idoso e estava jogando cerveja em quem estava em volta.

Já no segundo tempo, quando os ânimos já não estavam tão exaltados, 12 soldados do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar de Minas Gerais entraram no estádio, para evitar tumultos.

Em Belo Horizonte, 12 feridos e oito presos

O local que mais sofreu até agora com a frustração dos torcedores transformada em violência foi a região da Savassi, em Belo Horizonte (MG), tradicional ponto de comemoração mineiro. Antes do jogo, quatro pessoas já tinham sido presas, três delas por tentar vender um ingresso para o jogo do Mineirão e outra por porte de arma branca.

Durante a partida, porém, várias confusões surgiram entre os quase 25 mil torcedores. Mais quatro pessoas foram presas. Um por desacato e outros três por agressão a policiais. A informação foi dada pelo coronel Helbert Figueiró, responsável pelo policiamento no local. Ao menos 12 pessoas foram feridas nas muitas brigas que seguiram ao jogo.

Salvador: pancadaria fecha Fan Fest

Na Bahia, uma confusão terminou em pancadaria na Fan Fest, realizada no Farol da Barra. Três homens e uma mulher foram detidos pela polícia e o show do cantor Leo Santana foi cancelado pela organização. De acordo com a prefeitura de Salvador, o evento reuniu 50 mil pessoas.

A briga teria começado após dois homens trocarem empurrões nas proximidades do palco. A discussão evoluiu para socos e pontapés em frente ao posto policial, agora com três envolvidos.

Na hora do tumulto, um dos homens tentou fugir correndo pelo meio da multidão, mas foi alcançado pelos policiais militares e conduzido para a viatura.