Homenagem para padroeira do Brasil emociona fiéis católicos em Piacatu


Evento teve início com uma cavalgada no bairro rural do Cassimiro

15/10/2013 10:17 - Atualizado em 29/03/2014 23:12 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Entrada da Bíblia é feita por criança em motoca motorizada

Uma cavalgada que partiu às 8h da capela Santa Rita de Cássia, no bairro rural do Cassimiro, deu início às homenagens em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nesse dia 12, em Piacatu.

A imagem da santa chegou à igreja matriz de São José por volta das 9h30, trazida pelos cavaleiros que se revezavam durante o percurso da cavalgada. Dentro da igreja, a imagem entrou carregada por um coroinha na procissão de entrada.

Atendendo ao pedido do padre Edgar de Souza Lima, os cavaleiros se juntaram em fila no corredor central da igreja, onde caminhou com a imagem da santa, que também é tida como padroeira dos cavaleiros, entre os participantes da cavalgada.

Como a data coincide com o Dia das Crianças, o padre convidou-as até o altar para acompanharem a entrada da Bíblia, que foi feita por uma criança montada em uma motoca motorizada. O padre recebeu a Bíblia, entregou para uma criança, que a ergueu, mostrando para os fiéis, que acolheram a Bíblia com aplausos.

Outro momento marcante, que emocionou os fiéis, foi quando algumas mulheres se vestiram simbolizando Maria, mãe de Jesus, sendo uma delas vestida de Nossa Senhora Aparecida. O padre, então, pediu que os fiéis recebessem o “abraço de Maria”.

A emoção maior foi quando a mulher que estava representando Nossa Senhora Aparecida abraçava as pessoas. Muitos se emocionaram, inclusive o padre.

Papa pede que fiéis não sejam “cristãos de vitrine”

O papa Francisco pediu nesse dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, que os fiéis da Igreja Católica não sejam “cristãos de vitrine” e trabalhem pela paz.

O pronunciamento de aproximadamente cinco minutos foi exibido na basílica de Aparecida (SP) durante a transmissão de um “terço mundial”, rezado simultaneamente em dez santuários marianos do planeta.

“Fazei que não sejamos cristãos de vitrine, mas saibamos meter mãos à obra para construir com o teu filho Jesus o seu reino de amor, de alegria e de paz”, disse o papa em sua oração à Virgem Maria.

A estimativa do santuário nacional de Aparecida é que 158.690 pessoas visitaram a basílica durante o dia dedicado à santa.