Equipe de Saúde de Piacatu participa de palestra sobre a febre chikungunya


Doença que é similar à dengue já preocupa autoridades brasileiras; caso mais recente da doença foi confirmado no Estado de Goiás

05/08/2014 10:33 - Atualizado em 15/08/2014 16:18 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Equipe de Saúde de Piacatu durante palestra sobre novo vírus no país

Agentes Comunitárias de Saúde e a equipe de Vigilância Sanitária de Piacatu participaram hoje (5) de manhã, às 9h, de uma palestra sobre uma nova doença que “entrou” no Brasil: a febre Chikungunya.

Similar à dengue, a febre Chikungunya é uma doença viral transmitida por um mosquito. Para falar sobre a nova doença no país, a agente técnica de saúde da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba, Vera Lúcia Ataíde Romão, ministrou uma palestra na Câmara Municipal de Piacatu.

O vírus chikv (que significa “andar encurvado”) é encontrado em regiões da tropicais e subtropicais África, nas ilhas do Oceano Índico e no sul e sudeste da Ásia. Ele foi isolado pela primeira vez em 1952, na Tanzânia.

De acordo com Vera, os primeiros registros da doença no Brasil ocorreram em 2010, em São Paulo e Rio de Janeiro. A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou que foram confirmados dois casos importados da doença, os quais foram detectados em viajantes brasileiros procedentes do Sudeste Asiático em 2010. No caso dos militares, o Ministério da Defesa afirmou que ainda não há prazo de liberação dos soldados, já que alguns resultados não estão prontos.

A palestrante informou também que ainda não há vacina ou remédio, sendo o tratamento apenas com hidratação e medicamentos para avaliar os sintomas. Complicações graves são raras, mas em pessoas idosas pode matar. “A dor é mais forte que a dengue; é uma dor intensa”, reforçou Vera.

A agente técnica de saúde da Sucen de Araçatuba orientou a equipe de Saúde de Piacatu a recomendar os moradores que evitem água parada, que é o local onde o mosquito transmissor da febre Chikungunya se reproduz.

O caso mais recente da doença foi confirmado no último sábado (2) no Estado de Goiás, sendo a vítima uma mulher, com idade entre 35 e 40 anos, que está em observação, mas passa bem. Ela não teve consequências graves da infecção. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde de Goiás, a paciente teria contraído o vírus em uma viagem à República Dominicana.

Sinais e sintomas

Além de ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pelo Aedes albopictus, o vírus Chikungunya apresenta sinais e sintomas semelhantes aos da dengue: febre, dores no corpo e no fundo dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo e dores nas articulações. A evolução da doença pode desencadear artrite e sequelas permanentes.

O especialista em Saúde Pública da Unesp de Araraquara (SP), Adriano Mondini, ressalta que a transmissão do Chikungunya pelo vetor da dengue, o Aedes aegypti, pode ser um problema.