Senar dá sequência a curso de doma e rédea, em Piacatu


Curso ensinou método de preparo do cavalo para lidar com o gado

31/07/2014 10:38 - Atualizado em 05/08/2014 10:52 | Por: Otávio Manhani

Da Redação/Colaborador

Participantes do curso realizado pelo Senar na Fazenda Capivara

Dezesseis pessoas participaram de um curso realizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) na Fazenda Capivara, em Piacatu, entre os dias 15 e 19 deste mês. O curso, que é gratuito, teve uma carga horária total de 40 horas.

O curso “Preparo do animal para a lida com o gado bovino”, ministrado pelo instrutor Joel Rodrigues da Silva, da cidade de Adamantina, é uma parceria entre o Senar, Prefeitura e Casa da Agricultura de Piacatu. Trata-se de uma sequência aos cursos de doma e rédea já realizados no município.

No caso do curso de doma racional de cavalos, o animal se torna mais confiável para o uso no trabalho. O termo racional significa inteligência, ou seja, é uma doma inteligente onde se abandona aquele conceito de tratar o animas de forma violenta, como se fazia no passado.

Neste caso, porém, com o cavalo já domado, o curso ensinou o método ideal de como preparar o animal para que ele possa trabalhar na lida com o gado, ou seja, é como se fosse um tipo de doma específica do cavalo.