Morador de Santópolis do Aguapeí será diplomado juiz de Direito


Data e local da diplomação ainda não foram definidas

17/09/2014 19:48 - Atualizado em 05/10/2014 10:44 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Rodrigo Pinati da Silva: 1º magistrado da história de Santópolis

Rodrigo Pinati da Silva, 27 anos, morador da cidade de Santópolis do Aguapeí, em breve será diplomado juiz de Direito. A data e o local ainda não foram definidos.

Filho de Dilso Ferreira da Silva, 58 anos, e Tereza Elias Pinati da Silva, 51 anos, Rodrigo entra para a história do município onde nasceu como o primeiro magistrado. A cidade foi fundada em 1941.

Logo no início da entrevista, Rodrigo fez questão de frisar que sempre estudou em escola pública, mas especificamente na EE Manoel Bento Neto, em Santópolis do Aguapeí. Em 2005, ingressou na faculdade de Direito, em Araçatuba, no UniSalesiano.

Como não tinha condições de arcar com a mensalidade da faculdade, Rodrigo se inscreveu e foi contemplado com uma bolsa de estudos integral do programa Escola da Família, do governo do Estado, onde prestava serviços aos sábados e domingos na escola onde estudou no período das 9h às 17h.

Nesse mesmo período, Rodrigo diz que trabalhava na Prefeitura do município como auxiliar administrativo das 8h às 17h na Prefeitura e, às 18h, pegava o ônibus para ir à faculdade. “Como aos finais de semana também me ocupava na escola para manter minha bolsa de estudos, praticamente não tinha tempo para me dedicar aos estudos da faculdade”, lembra.

Mas a vontade em vencer na vida fez o estudante de Direito encontrar tempo onde a maioria dos jovens não abre mão: os finais de semana noturnos. “Deixei de frequentar festas e eventos para me dedicar e aprofundar nas disciplinas. Era o único tempo que tinha para estudar”, ressalta.

No decorrer do curso, Rodrigo foi estagiário no Ministério Público de Birigui antes de solicitar a transferência de sua matrícula para a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), em São Paulo, onde concluiu o curso, em 2010.

A transferência, segundo ele, ocorreu devido ter conseguido um trabalho de escrevente como auxiliar de sala de um juiz na Primeira Instância paulista. Posteriormente, por indicação de uma juíza, foi trabalhar na Segunda Instância, também como escrevente.

Ao final, o então estudante de Direito foi novamente promovido, desta vez como assistente jurídico, onde trabalha atualmente. Neste ano, Rodrigo prestou o 184º concurso de ingresso na magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, cujo resultado foi divulgado no dia 9 deste mês e consta o nome do santopolense entre os aprovados. Agora, Rodrigo aguarda os procedimentos de posse.

Os pais do primeiro juiz de Direito da história de Santópolis do Aguapeí não escondem a alegria e a emoção em ter um filho magistrado. Rodrigo tem um irmão, Reginaldo Pinati da Silva, de 31 anos.

Considerações

Rodrigo também fez questão elogiar e agradecer toda equipe escolar da EE Manoel Bento Neto, assim como os profissionais que cuidam da biblioteca municipal Monteiro Lobato onde, segundo ele, conseguia com que os empréstimos dos livros fossem por um período maior que o estipulado.

“É possível triar um caminho e vencer, apesar das dificuldades. Temos que traçar uma meta, fazer escolhas e renunciar alguns ‘prazeres da vida’ se realmente quisermos alcançar nosso objetivo. Muitas das escolhas podem até não ser a que gostaríamos; mas são as adequadas, as necessárias. Tudo é uma questão de escolha”, finaliza o futuro juiz de Direito.