Vigilância Sanitária de Santópolis reativa ponto de coleta de pneus


05/10/2014 10:38 - Atualizado em 10/10/2014 15:12 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Santópolis do Aguapeí

Ecoponto funciona no prédio do antigo Matadouro Municipal

O Ecoponto, ponto de coleta de pneus do município de Santópolis do Aguapeí, que estava desativado por estar irregular, foi reativado no dia 19 de agosto pela Vigilância Sanitária local.

Foi efetivada também uma parceria com a secretaria de obras da Prefeitura, onde será disponibilizado meio de transporte e mão-de-obra para que as coletas sejam realizadas. O material também será recolhido nas borracharias todas as terças-feiras.

De acordo com a supervisora da Vigilância Sanitária, Maria Silvia Martins, havia um sério problema em relação aos descartes de pneus inservíveis, onde os mesmos não estavam sendo recolhidos e armazenados adequadamente, prejudicando, assim, a saúde pública.

Segundo a supervisora, a geração e acumulação de resíduos de pneus são um dos grandes problemas ambientais atualmente, uma vez que descarta-los em aterros é um método inviável, pois sua degradação é muito lenta e, inclusive, faz com que o tempo útil do aterro seja menor devido o grande volume que ocupa.

Além do enorme problema ambiental, pelo risco de contaminação do ar, do solo e do lençol freático, o acúmulo de pneus no ambiente constitui também grave ameaça à saúde pública devido à sua relação direta com a propagação de doenças.

Conforme informou Silvia, com a reativação do Ecoponto, os pneus inservíveis serão coletados, armazenados e, posteriormente, reciclados pela empresa Reciclanip, da cidade de São Paulo.

Para a supervisora da Vigilância Sanitária, a reciclagem de pneus inservíveis é a alternativa sustentável à preservação do meio ambiente.

O Ecoponto fica localizado na estrada vicinal José Joaquim Bittencourt, km 4, no bairro Mundo Novo, onde funcionava o Matadouro Municipal.