Centro Educacional de Piacatu abre exposição de trabalhos sobre a leitura


Exposição aborda diversos temas, como: família, meio ambiente, inclusão, diferenças, bulliyng, trânsito, dengue, folclore, entre outros

09/10/2014 10:03 - Atualizado em 30/10/2014 10:29 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Alunos da Emef Prof. Eládio Rosseto durante visita à exposição

O Centro Educacional de Piacatu abriu ontem (8) a exposição “A leitura dá asas à imaginação”, que ficará aberta para visitação até hoje no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h. A entrada é franca.

As professoras das sete turmas atendidas no local trabalharam diversos temas com os frequentadores, que têm idade entre 4 e 10 anos. As atividades que estão em exposição começaram a ser produzidas em junho deste ano.

Conforme informou a coordenadora pedagógica do Centro Educacional, Silvana da Silva Mendonça Manhani, a ideia das professoras foi transformar a leitura em arte. “Foi combinado que os trabalhos fossem expostos ao público na Semana Nacional da Leitura e da Literatura, que é comemorada na semana em que se celebra o Dia Nacional da Leitura, que é em 12 de outubro”, explica Silvana.

Para isso, a coordenadora conta que as professoras utilizaram materiais recicláveis na produção das peças em temas temáticos como: dengue, folclore, meio ambiente, família, trânsito, inclusão, diferenças, bullying, primavera e os clássicos (Os Três Porquinhos, João e Maria, Cachinhos Dourados, João e o Pé de Feijão, Branca de Neve e os Sete Anões, O Patinho Feio e Chapeuzinho Vermelho).

Silvana ressalta que o projeto de leitura é rotina durante o ano, que acontece duas vezes por semana. “No caso específico das atividades temáticas, o trabalho iniciou em junho. A partir daí que foi proposto a exposição ao público”.

A partir da obra “Nem todas as girafas são iguais”, da escritora Márcia Honora, os alunos trabalharam a questão da inclusão. Utilizando prendedores de madeira e material de EVA, uma das turmas montou girafas, sendo uma delas com o pescoço menor. “A ideia é reforçar aos alunos que, embora com o pescoço menor, o animal não deixa de ser uma girafa”, acrescenta Silvana.

Além dos trabalhos expostos em bancas, há diversos móbiles pendurados nas salas, os quais foram produzidos a partir da leitura da coleção “Um mundinho para todos”, da escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.

Atualmente o Centro Educacional de Piacatu atende 142 crianças no período da manhã (6h45 às 12h) e tarde (12h às 17h).

GALERIA DE FOTOS