Vendaval destrói estufa do projeto Hortalimento em Gabriel Monteiro


Estufa inaugurada há 11 meses atendia 36 famílias do município

11/01/2014 16:59 - Atualizado em 24/02/2014 10:01 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Estrutura da estufa ficou totalmente destruída após o vendaval

A forte chuva do último dia 9 destruiu completamente a estufa do projeto estadual Hortalimento, em Gabriel Monteiro. O vendaval, seguido de granizo, também derrubou algumas árvores no município, sendo duas na rua João Vacari. Ninguém se feriu.

O projeto Hortalimento, da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), atende apenas famílias da área urbana. O valor destinado pelo governo estadual para implantação do projeto foi de R$ 19 mil.

A horta, que foi inaugurada há 11 meses, media 360 m² atendia 36 famílias do município, que cultivavam berinjela, repolho, alface, almeirão, agrião, rúcula, morango entre outros.

Na ocasião, a secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, participou da inauguração da estufa do projeto Hortalimento e esteve no local, acompanhada pela prefeita Renée Crema Vidoto (PSDB).

A Prefeitura informou por meio da assessoria de imprensa que tomará as medidas cabíveis para recuperar a estufa, de modo que os beneficiários com o projeto não sejam tão prejudicados e voltem a produzir seus legumes e hortaliças no local.

De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, a maioria das cidades atendidas pelo projeto Hortalimento fica na região de Araçatuba. Ao todo, mais de 130 municípios paulistas aderiram ao projeto.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso à alimentação adequada, promovendo o desenvolvimento do município mediante a geração de trabalho e renda.

As Prefeituras interessadas em celebrar convênio para participar do projeto deverão entrar em contato com a Codeagro.