Piacatu abriga Centro de Treinamento para formação de atletas do município e região


Empresa tem quase 100 jogadores empregados e agencia Rodrigo Caio, do SPFC

13/11/2014 09:58 - Atualizado em 17/11/2014 20:31 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Adolescentes do CT durante treinamento no estádio municipal

Desde o início de agosto deste ano, Piacatu conta com um centro de treinamento para formação de atletas do município e região. Trata-se de um projeto-piloto, custeado pela empresa T&T Esporte, de Presidente Prudente (SP), que aposta na revelação de jogadores de futebol há cinco anos.

De acordo com Paulo de Moraes Correia Tomasete, um dos sócios da empresa, a T&T atualmente agencia quase 100 jogadores, todos já empregados, sendo alguns deles revelados e conhecidos profissionalmente, como é o caso do zagueiro César Henrique Martins, que joga no Benfica, de Portugal, e do jogador Breno Lorran, lateral esquerdo do Grêmio de Porto Alegre (RS). A T&T também agencia, em conjunto com outra empresa, o volante Rodrigo Caio, do São Paulo FC.

Em Piacatu, a empresa também busca revelar novos talentos para os clubes de futebol do país. Há três meses no município, a empresa fornece todo o material esportivo aos 83 garotos - entre 10 e 19 anos - que são treinados de segunda à sexta-feira por três treinadores.

Dos garotos que frequentam o centro de treinamento, 18 estão alojados em uma casa localizada no centro da cidade. Duas funcionárias são responsáveis pela alimentação dos atletas e limpeza do alojamento. Eles também frequentam academia. O aluguel do alojamento é pago pela Prefeitura, enquanto que os demais custos são pagos pela empresa.

Conforme informou Tomasete, apenas garotos a partir dos 12 anos ficam alojados. No local, há atletas que vieram de outros Estados, como Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso. “Todos eles estudam”, frisou.

O empresário ressaltou que 38 dos frequentadores (46%) do centro de treinamento são de Piacatu. Há, ainda, garotos de municípios da região que integram o centro de treinamento, como Bilac, Birigui, Gabriel Monteiro, Rinópolis e Santópolis do Aguapeí, que viajam todos os dias.

Desde julho do ano passado, o piacatuense Mairiel Macedo da Silva, 15 anos, integra as categorias de base do Grêmio Futebol Porto-alegrense (RS). Ele é um dos atletas agenciados pela T&T.

Para o vice-prefeito Cleodemar José Gênova (DEM), que também responde pelo setor de Esportes de Piacatu, o projeto esportivo Bom de Bola, Bom na Escola, tem tido uma função pedagógica, pois, segundo ele, mais do que revelar talentos, o mais importante neste caso tem sido a inclusão.

“Toda criança tem de aprender a compartilhar. E o esporte tem esta característica, pois, para chegar ao resultado desejado, que neste caso vem a ser o gol, os jogadores tem de compartilhar a bola por meio de toques. E este projeto esportivo tem dado o exemplo, a começar pela inclusão dessas crianças e adolescentes que frequentam”, avalia o vice-prefeito.

Por que Piacatu?

O empresário disse que esteve em Piacatu pela primeira vez no final do ano passado participando da Copa Linaf, onde o time de Presidente Prudente jogou contra a equipe de Piacatu, cujos jogadores integram o projeto social Bom de Bola, Bom na Escola.

Na ocasião, Tomasete disse ter observado os garotos de Piacatu e resolveu estreitar a amizade com o município, onde fez uma visita três meses depois para conhecer a cidade. “Foi então que propus ao prefeito Nelson Bonfim (PTB) a instalação do centro de treinamento”, comentou.

“Observei que Piacatu dispõe de uma estrutura esportiva excelente, com estádio, campo desportivo, minicampos, ginásio de Esportes e quadras poliesportivas cobertas. O fato de o município manter um projeto social esportivo, também fortaleceu o interesse”, acrescentou Tomasete.

Para o empresário, o fato de o município ter o projeto social esportivo Bom de Bola, Bom na Escola desde 2008 foi uma das razões que o fez optar por Piacatu. Coordenado por José Aparecido Santana, o Bambam, o projeto atualmente conta com aproximadamente 170 participantes, divididos de acordo com a faixa etária.

Tomasete ressaltou que a revelação de talentos é uma aposta e que até hoje teve mais gastos do que ganhos.

A empresa

T&T Esporte – Agenciamento Desportivo, do advogado João Paulo Tardim e do administrador Paulo de Moraes Correia Tomasete, possui várias parcerias firmadas com grandes clubes e empresas importantes do ramo de intermediação de negociações e de agenciamento de atletas.

Em seu site na internet (www.ttesporte.com.br), a empresa se compromete “a preservar e alcançar os interesses de seus representados, estabelecendo com estes uma relação permeada pelo profissionalismo, transparência e amizade”.

No site a empresa informa prestar uma “assessoria de excelência em todos os âmbitos da vida do atleta”, que resulta num “relacionamento duradouro e de muita confiança, que muitas vezes se inicia quando o atleta ainda se encontra em fase de formação e se estende ao longo de toda sua carreira como profissional”.

GALERIA DE FOTOS