Centro de Saúde de Clementina realiza 174 exames preventivos de câncer de colo uterino


Campanha foi em parceria com a Associação de Apoio ao Portador de Câncer

24/11/2014 09:51 - Atualizado em 05/12/2014 22:31 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Clementina

Quantidade de exames feitos neste ano é superior ao do ano passado

Uma parceria entre o Departamento Municipal de Saúde de Clementina e Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente resultou na realização de 174 exames preventivos de câncer de colo uterino. Os exames foram realizados no dia 11 deste mês.

Na campanha do ano passado, foram realizados 120 exames. A unidade móvel conta com duas salas de coleta de exame, onde duas enfermeiras realizam o procedimento.

O câncer de colo do útero é uma doença grave, de evolução lenta que, se diagnosticada em fase inicial, é curável. Na fase inicial da doença, a mulher não sente nada. O tumor cresce lentamente durante anos, sem causar sintomas.

Praticamente todos os casos de câncer de colo de útero são causados por infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que é um vírus que passa de uma pessoa para outra, principalmente por relação sexual. Existe HPV de baixo risco e de alto risco.

Para a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Maylena Kassawara Martins Xavier, a adesão da população tem aumentado nas campanhas. “As pessoas têm se sensibilizado e a participação das mulheres neste ano aumento muito mais, o que demonstra uma motivação para que continuemos a realizar essas ações”, comentou.

GALERIA DE FOTOS