Escola de Bilac promove atividades sobre Halloween e folclore nacional


Alunos estudaram o conteúdo histórico das datas comemorativas para produção

24/11/2014 10:50 - Atualizado em 26/11/2014 10:55 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Direção Escolar

Alunos que participaram das apresentações posam para foto

Os alunos da EE Professor Enzo Bruno Carramaschi, de Bilac, promoveram no último dia 30 de outubro, nas dependências da escola, atividades com a temática Halloween.

Motivados pela professora de Língua Inglesa, Liliane Gomes, os alunos imergiram no contexto histórico do surgimento da comemoração – predominantemente norte-americana – e também de suas características culturais, por meio de um vídeo mediado pela docente.

A festividade tem raiz celta, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, e marcava a véspera da “festa de todos os santos” (“All hallow’s eve”, em inglês). Como a data (01 de novembro) era cercada por um valor sagrado para os celtas, tornava-se necessário espantar demônios e fantasmas que maculariam o ambiente e prejudicariam suas colheitas. Para isso, fantasiavam-se com figuras estranhas e bizarras.

Por ter essa relação intrínseca com o mundo dos espíritos, o Halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras, ligação reforçada pelos acontecimentos da Santa Inquisição. Foram os irlandeses que trouxeram a tradição para a América do Norte.

Além das brincadeiras que rememoraram o famoso lema “Gostosuras ou travessuras?” (tradução de “Treat or trick?” do inglês), os alunos produziram duas coreografias com a música “Thriller”, do saudoso cantor pop Michael Jackson (1958-2009), e a mais recente “Bad romance” do ícone pop Lady Gaga. Para a apresentação, caracterizaram-se como zumbis e decoraram o salão nobre da escola.

O evento também rememorou o folclore nacional, argumentando a importância de valorizar as tradições populares, como lendas, brincadeiras, artesanato, etc. Dando destaque para a comemoração do “Dia do Saci” (projeto de Lei Federal nº 2.762, apensado ao projeto de Lei Federal nº 2.479, ambos de 2003), realizado na mesma data que o Halloween, a equipe gestora refletiu com os alunos utilizando vídeo. Além disso, foi apresentada coreografia com a música “Pererê”, da cantora de Axé, Ivete Sangalo.

A coordenadora do ensino fundamental, Alessandra Cristiane Fernandes, relatou que os esforços dos alunos superaram as suas expectativas, sentindo-se muito orgulhosa de todo o trabalho apresentado. Ela acredita que atividades como essa incentivam o protagonismo juvenil, o que colabora diretamente com a construção de competências esperadas para a vida dos alunos, como iniciativa, organização, trabalho em equipe, liderança, entre outras.