Piacatu teve significado errado por 58 anos


Nome de origem indígena, Piacatu significa ‘atalho bom’ e não ‘ver bem’, como dito erroneamente há 58 anos

10/11/2011 10:41 - Atualizado em 04/12/2014 10:53 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Local alto da cidade, onde possivelmente alguns dos fundadores perceberam a “bela vista”

Há quase seis décadas, o significado do nome do município de Piacatu, na tradução da língua tupi-guarani, foi “ver bem”. No entanto, após pesquisas em sites especializados na tradução da língua tupi-guarani para a língua portuguesa, o Comunicativo encontrou as traduções “atalho bom” e “passagem boa”.

O significado “atalho bom” também vem de encontro com uma entrevista feita neste ano com o advogado Joalzir Nogueira Martins, 74 anos, que é filho do primeiro prefeito de Piacatu, José Sebastião Martins, o Zico (1914-1994).

O advogado disse que na época em que o local ainda era um povoado denominado de Bela Vista, a hoje avenida Dr. José Benetti (na época chamava-se avenida Britânia) servia de atalho para os desbravadores, que naquela época seguiam rumo à região norte do Estado do Paraná.

“Até hoje a avenida Dr. José Benetti serve de atalho para muita gente. É como se fosse uma rodovia”, destacou o filho do ex-prefeito.

O aposentado Armelindo Antunes Guimarães, 75, um dos primeiros moradores do município, também confirma que o significado de Piacatu é “atalho bom”.

Por que, então, “ver bem”?

Até então, o significado de Piacatu sempre foi “ver bem”. Isso porque antes de ser elevado a município, em 1953, o povoado se chamava Bela Vista.

O nome Bela Vista, segundo relatos anteriores do saudoso Mansueto Vendrame (1933-2011), durante o período de fundação, em um local alto nas proximidades do campo santo (hoje cemitério municipal Emílio Spadari), alguns dos fundadores disseram que daquele lugar tinha-se uma bela vista.

Encantados com a beleza da mata, o córrego que passa no meio da cidade foi batizado de Bela Vista, o qual hoje se encontra canalizado desde a sua nascente até a reserva ambiental Fortunato Vendrame.

Bela Vista, portanto, era o nome do povoado que, posteriormente, passou a se chamar Piacatu. O nome do córrego permanece Bela Vista. A confusão de significado possivelmente aconteceu naquela ocasião porque tentaram associar o nome “Bela Vista” a “ver bem”.

Só que o nome indígena Piacatu não quer dizer “bela vista”. Entre os 645 municípios paulistas, muitos têm o nome indígena. Destes, há dois que possuem o significado de “bela vista”, que são: Echaporã (6.318 habitantes) e Porangaba (8.326 habitantes, segundo o censo 2010).

Piacatu, portanto, quer dizer “atalho bom”, “passagem boa”.