Atleta que já morou em Piacatu integra seleção brasileira de beisebol


30/11/2011 18:38 - Atualizado em 07/12/2014 18:51 | Por: Otávio Manhani

Daniester Rodrighero/Colaborador

Filipe esteve competindo na Colômbia entre os dias 17 e 28

O atleta Filipe Rodrighero Cardozo, 16 anos, de Araçatuba, integra a seleção brasileira beisebol juvenil. Ele, que é rebatedor e arremessador, participou entre os dias 17 e 28 deste mês do Campeonato Panamericano na cidade de Cartagena, na Colômbia. O evento teve a participação de 14 países, sendo que os dois primeiros se classificam para o Campeonato Mundial da Coreia no ano que vem.

O jovem, que morou em Piacatu até os quatro anos de idade, é neto do ex-vereador Anacíto Rodrighero. Os pais do atleta, Eduardo Cardozo - que já foi policial militar em Piacatu e atualmente é sargento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba - e Valéria Rodrighero Cardozo, dizem estar “muito orgulhosos do filho”.

Filipe iniciou sua carreira em 2005 defendendo a equipe da Acea (Associação Cultural Esportiva de Araçatuba) onde conquistou vários títulos. Em 2009, foi para a cidade de Tupã, que formou um centro de treinamento de beisebol.

Nessa época, ele sofreu algumas contusões no ombro esquerdo, ocasião em que pensou em desistir da carreira pelo fato de não estar atuando em sua posição de rebatedor, pois estava efetivamente designado como arremessador (pitcher).

Posteriormente, o jovem atleta foi contratado pelo São Paulo do Bom Retiro, onde já foi campeão brasileiro juvenil e agora treina no Centro de Treinamento de Ibiúna (SP), sendo convocado neste ano pela seleção brasileira.

Conhecendo o atleta

Nascido em 03 de maio de 1994 na cidade de Rinópolis (SP), Filipe Rodrighero Cardoso residiu na cidade de Piacatu até os quatro anos de idade com seus pais Eduardo Cardozo, ex-policial militar do município de Piacatu e atualmente é 1º sargento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba, e Valéria Rodrighero Cardozo - filha de Anacíto Rodrighero e Gonçalina Gomes Pereira Rodrighero, antigos moradores de Piacatu.

Filipe iniciou a carreira no beisebol em 2005 na cidade de Araçatuba (SP), defendendo a agremiação do Acea (Associação Cultural Esportiva de Araçatuba), onde conquistou vários títulos.

Em 2009 passou a defender a equipe de Tupã (SP), onde Filipe juntou-se a outros atletas de Araçatuba e da região da Alta Paulista, formando um centro de treinamento de beisebol com várias categorias.

Após algumas contusões no membro superior (ombro), pensou até em desistir, pois não estava apenas atuando em sua posição de rebatedor, estava efetivamente designado como arremessador (pitcher).

Tendo como vantagem para efetivação da posição a altura (1,83m) e por ser canhoto, sendo que grande maioria dos atletas dessa modalidade, são destros, com isso, a dificuldade do rebatedor da equipe adversária torna-se maior.

No inicio deste ano, foi convidado pelo presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol para participar do primeiro seminário internacional ‘One Week Elite Camp in Brazil – Major League Baseball International’, em 21 a 25 de fevereiro em Ibiúna (Centro de Treinamento da Yakult) e São Paulo (Estádio do Bom Retiro). Atualmente estuda e treina no Centro de Treinamento na cidade de Ibiúna defendendo a equipe do São Paulo da capital.

Em 05 de julho de 2011, o atleta foi selecionado para compor a Seleção Brasileira Juvenil, que disputará o IX Campeonato Panamericano que será realizado na cidade de Cartagena / Colômbia, nos estádios ‘Once de Noviembre’, ‘Rafael Naar de Turbaco’ y ‘Centro Recreacional Comfenalco’, entre os dias 17 e 28 de novembro de 2011.

Títulos

Categoria Infantil (11/12 anos) e Categoria Pré-Júnior (13/14anos)

Campeão da Noroeste defendendo o equipe de Araçatuba (Acea) em 2006 e 2007 ;

3º colocado Nacional defendendo a Seleção da Noroeste em 2007;

Vice-campeão Paulista com a equipe de Araçatuba (Acea) em 2007.

Categoria Júnior (15/16 anos)

Campeão da Noroeste defendendo a equipe de Araçatuba (Acea), em 2008;

Campeão da Taça Brasil “Seattle” defendendo a equipe de Tupã, em 2009;

5º Colocado Nacional defendendo a Seleção da Paulista, em 2009.

Categoria Juvenil (17/18 anos)

Campeão brasileiro na categoria sub-20 defendendo a equipe do São Paulo da capital, em 2011;

Campeão da Taça Brasil “Seattle” defendendo a equipe do São Paulo da capital, em 2011;

Campeão brasileiro juvenil aberto defendendo a equipe do São Paulo da capital, em 2011;

Campeão brasileiro juvenil defendendo a equipe do São Paulo da capital, em 2011.

Com informações de Daniester Rodrighero