Câmara de Piacatu aprova as contas do ex-prefeito Euclasio Garrutti


Presidente da Câmara mencionou alguns investimentos feitos na Educação

11/12/2011 19:41 - Atualizado em 07/12/2014 19:47 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Presidente da Câmara defendeu ex-prefeito durante a votação

Por seis votos a três, a Câmara de Vereadores de Piacatu aprovou no dia 8 deste mês as contas da prefeitura referente ao exercício financeiro de 2008, último ano do então prefeito Euclasio Garrutti (DEM).

Para derrubar o parecer desfavorável emitido pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), a lei determina que seja necessário 2/3 dos votos, o que o ex-prefeito conseguiu.

Caso não tivesse conseguido os seis votos, Garrutti ficaria inelegível por cinco anos. Porém, como obteve êxito na votação, o ex-prefeito, caso queira, poderá se candidatar nas eleições de 2016.

Entre os apontamentos do TCE-SP relativos às contas de 2008 está a aplicação de 24,75% no Ensino, motivo pelo qual o ex-prefeito teve parecer desfavorável pelo órgão. A lei exige que seja aplicado, no mínimo, 25% na Educação.

Antes da votação das contas, o advogado Paulo Vieira justificou o índice de 0,25% que o TCE-SP não considerou que foi aplicado no Ensino naquele ano. Segundo o advogado, “o ex-prefeito aplicou mais de 25% na Educação”.

Durante a votação, o presidente da Câmara, Edson Roberto Mainhani, o Beto (PPS), mencionou alguns investimentos feitos pelo ex-prefeito na área educacional, como a instalação da Fatemp (Faculdade Telepresencial do Município de Piacatu) e da construção da então creche Comecinho de Vida, que hoje está municipalizada e funciona como escola infantil.

“Como podemos ver, muito foi feito pela Educação durante a gestão do então prefeito Garrutti”, disse.