Moradores de Gabriel Monteiro aprovam as aulas de yoga


Entre os benefícios com a prática do yoga está a redução do estresse, melhora no sono, equilibra a produção hormonal, alonga os músculos e melhora a qualidade de vida

08/12/2014 17:34 - Atualizado em 23/12/2014 10:46 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Frequentadores do yoga durante um dos exercícios praticados

Desde abril deste ano, os moradores de Gabriel Monteiro contam com aulas gratuitas de yoga, oferecidas pela Prefeitura Municipal por meio do Cras (Centro de Referência da Assistência Social). As aulas acontecem todas as terças-feiras de manhã em um prédio ao lado da rodoviária, onde são atendidas duas turmas em horários diferentes.

Uma das alunas é a aposentada Helena Hitomi Yamada Daré, 60 anos, que diz aprovar a iniciativa da administração municipal. “O yoga é um remédio para meu corpo e alimento para a alma”, avalia. Ela também destaca a preocupação que o governo municipal tem com a população idosa da cidade.

Outra frequentadora é a aposentada Jacira Bianchini Tasso, 77 anos, que frequenta as aulas de yoga desde o início, em abril deste ano. “Pra mim está sendo ótimo, principalmente para a mente”, diz.

O aposentado e motorista Vilson Braga, 66 anos, também só tem elogios. “As aulas de yoga ajudam muito o corpo. Antes de frequentar, sentia algumas dores; agora não”, conta. Ele ressalta que a população dispõe ainda de vários aparelhos para a prática de exercícios físicos, os quais compõem a academia ao ar livre instalada ao lado da rodoviária.

As aulas de yoga são ministradas pelo educador físico Bruno Wesley da Silva. Sobre o professor, Helena diz que “é um excelente profissional e explica tudo direitinho”. Jacira destaca “um convívio muito bom na aula; um professor atencioso e paciente”. Já Vilson diz que “o professor não é apenas um profissional, mas também um irmão. Todos nós aprovamos o trabalho dele”.

O grupo de frequentadores também foi unânime em uma sugestão: que as aulas de yoga fossem aplicadas duas vezes na semana. Para eles, uma hora por semana é muito pouco e passa rápido.

Yoga: união de corpo e mente

No Ocidente, a maioria das pessoas conhece o yoga como um conjunto de posturas físicas exóticas, que traz inúmeros benefícios para a coluna e para a respiração. Mas não é só isso.

Trata-se de um método educacional completo para a vida, que propõe práticas de valores éticos, virtudes mentais, posturas físicas e meditação, fornecendo elementos consistentes para que a pessoa construa sua vida com mais presença e qualidade.

De acordo com Bruno, entre os benefícios com a prática do yoga está a redução do estresse, melhora no sono, regula o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório, promove a permanente sensação de bem-estar, equilibra a produção hormonal, fortalece o sistema imunológico, alonga os músculos, melhora a qualidade de vida e aumenta a capacidade de concentração e a criatividade.

“Com a prática regular do yoga, a pessoa aprende a ter autocontrole diante de situações que a vida lhe põe, sejam elas ruins ou boas. O yoga diminui o nível de ansiedade, previne doenças, proporciona um estado de relaxamento e paz interior. É muito bom. Eu recomendo”, finaliza o professor.

GALERIA DE FOTOS