Avião agrícola pode ter causado apagão que afetou 5 municípios


Peça da aeronave foi encontrada num pasto entre Piacatu e Gabriel Monteiro

22/01/2015 10:12 - Atualizado em 29/01/2015 19:46 | Por: Da Redação

Divulgação/Arquivo Pessoal

Parte do leme amassado na ponta foi encontrado no pasto; abaixo, aeronave que seria do mesmo modelo

Um avião agrícola pode ter sido o responsável pelo apagão que aconteceu no último dia 20, atingindo os municípios de Gabriel Monteiro, Guararapes, Piacatu, Rubiácea e Santópolis do Aguapeí. Os quase 20 mil moradores ficaram sem energia elétrica por sete horas.

Ao percorrer o trecho por onde passa a linha de transmissão de energia, equipes técnicas encontraram o que seria parte do leme de um avião agrícola utilizado para pulverização. A peça foi encontrada caída no pasto de uma propriedade rural, entre Piacatu e Gabriel Monteiro.

O objeto, de aproximadamente dois metros, está amassado na ponta. Ao lado, havia um pedaço do cabo rompido da linha de transmissão de 69 quilovolts que alimenta a subestação de energia de Piacatu.

Representantes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) - empresa responsável pela distribuição de energia elétrica nestes municípios -, encontraram na internet a imagem de um avião semelhante ao que pode ter danificado a rede elétrica.

Propriedades rurais na região foram visitadas na tentativa de localizar a aeronave que teria se chocado contra a rede elétrica, mas não tiveram sucesso nas buscas.

Mesmo assim, um boletim de ocorrência comunicando o fato foi registrado na Delegacia de Gabriel Monteiro, que investigará o caso. Se identificado, o proprietário do avião poderá ser responsabilizado pelos danos causados.

Conforme informou a assessoria de imprensa da CPFL, a queda da energia foi registrada as 15h51 e o serviço foi restabelecido às 22h59. Entre os imóveis atingidos, 14,3 mil são de Guararapes e Rubiácea. Segundo a empresa, assim que o problema foi identificado, foi providenciada a transferência de carga e o sistema restabelecido em 15 minutos.

Em nota, a CPFL disse que às 16h06 do mesmo dia do blecaute “5.040 consumidores afetados foram normalizados e o restabelecimento do serviço foi gradativo. Às 18h17, 1.120 clientes tiveram o serviço restabelecido e às 22h59, mais 3.920”.

A empresa informou que no dia seguinte (21), às 7h08, todos os clientes afetados tiveram o serviço restabelecido e o fornecimento de energia elétrica nessas cidades encontrava-se normalizado.

O Comunicativo entrou em contato com alguns comerciantes de Piacatu para verificar se teve perdas devido o tempo em que ficou sem energia elétrica. Apenas em uma sorveteria no centro da cidade a funcionária informou que as tortas de sorvete derreteram, mas que picolés e massas, não. As três padarias e supermercados também não registraram perdas.

Em Santópolis do Aguapeí, um comerciante registrou boletim de ocorrência alegando que teve prejuízo devido a falta de energia elétrica, pois teria deixado de vender suas mercadorias. Tanto em Santópolis do Aguapeí quanto em Piacatu, a energia elétrica só retornou às 23h.

Em Guararapes, a Prefeitura informou que a falta de energia no município durou poucos minutos e, por isso, nenhum serviço teria sido afetado. Já em Gabriel Monteiro, a energia elétrica foi restabelecida por volta das 18h20.