Diácono há 11 anos, Angelo César Cenerino será ordenado padre no dia 14, em Piacatu


Angelo será ordenado no ano do bicentenário de nascimento de Dom Bosco, fundador dos Salesianos

13/02/2015 16:45 - Atualizado em 24/02/2015 16:52 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Arquivo Pessoal

Angelo César Cenerino aguarda ansioso pela sua ordenação

Angelo César Cenerino, 42 anos, natural de Piacatu, será ordenado padre no dia 14 de fevereiro, às 19h30, na igreja matriz de São José, de Piacatu, onde sua história sacerdotal começou. Sua ordenação coincide com o ano em que se comemora o bicentenário de nascimento de Dom Bosco, que é o fundador dos Salesianos.

Filho do casal Walther Celso Cenerino e Maria Aparecida Ignácio Cenerino, desde criança Angelo – ou Cesinha, como é conhecido pelos amigos da época de escola – demonstrou sua vocação em ser padre. “Aos quatro anos de idade ele me disse pela primeira vez que gostaria de ser padre. Lembro-me disso até hoje”, diz a mãe emocionada.

Maria conta que, ainda criança, o filho foi coroinha do então padre João Humberto José Sluysmans. “Se havia dez missas na semana, ele ia a todas”, lembra. Aos oito anos, Angelo recebeu a Primeira Eucaristia e, aos 11 anos, ingressou no colégio Salesiano, em Araçatuba, onde permaneceu por quatro anos.

Posteriormente, ele foi transferido para Campo Grande (MS), onde percorreu por vários lugares, sempre focado em sua vocação. A mãe do futuro padre conta que o filho sempre esteve envolvido em trabalhos sociais por onde passou.

Em 31 de janeiro de 1994, Angelo participou de sua primeira profissão religiosa, realizada no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá (MT). Nessa época, também costumava participar de festivais de música, onde, inclusive, foi vencedor em vários deles.

Em maio de 1999, Angelo foi para a comunidade indígena São Marcos, em Mato Grosso, onde realizou uma missão evangelizadora com os índios por quase dois anos. “Ele foi tão querido pela comunidade indígena que um casal de índios colocou o nome do filho de Cenerino”, diz Maria.

Em 2001, Angelo desenvolveu vários trabalhos sociais em Araçatuba. Em 14 de dezembro de 2003, foi ordenado diácono em cerimônia realizada na capela do Salesiano, em Araçatuba. Após a ordenação, foi enviado para Corumbá (MS).

Da ordenação diaconal até os dias de hoje, Angelo tem se dedicado em trabalhos sociais com crianças e jovens, que é exatamente a missão salesiana, cujo foco é na educação integral dos jovens e concretiza-se em três aspectos: juvenil, popular e missionário.

O nome “Salesiano” vem de São Francisco de Sales, bispo de Genebra no século XVII, conhecido pela sua bondade, paciência e intensa caridade pastoral, qualidades consideradas por Dom Bosco necessárias para o trabalho com a juventude.

Dom Bosco (1815-1888) foi um sacerdote católico italiano, canonizado pelo papa Pio XI em 1º de abril de 1934. São João Bosco é considerado grande protetor da juventude e atuante em assuntos sobre educação.

GALERIA DE FOTOS