Angelo César Cenerino é o 4º padre ordenado em Piacatu desde 1995


Cerimônia de ordenação sacerdotal reuniu 34 padres, 14 seminaristas e público de quase mil pessoas

18/02/2015 08:36 - Atualizado em 29/03/2015 12:31 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Ao lado de dom Altieri, padre Angelo ergue as mãos ungidas com óleo

A igreja matriz de São José, de Piacatu, celebrou no dia 14 deste mês a ordenação presbiteral do diácono Angelo César Cenerino, 42 anos. Esta é a quarta ordenação presbiteral de um “filho de Piacatu” que acontece no município.

Filho do casal Walther Celso Cenerino e Maria Aparecida Ignácio Cenerino, Angelo foi ordenado padre pela congregação salesiana, tendo como seu ordenante o arcebispo metropolitano de Passo Fundo (RS), dom Antonio Carlos Altieri.

O ano de ordenação de padre Angelo coincide com o bicentenário de nascimento de Dom Bosco (1815-1888), que foi um sacerdote católico italiano e fundador dos Salesianos.

A cerimônia de ordenação teve início às 19h30 e foi acompanhada por centenas de pessoas, entre moradores de Piacatu e cidades da região, assim como de outros Estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Para que todos pudessem acompanhar o ritual de ordenação, foi montada uma tenda na parte externa da igreja matriz, com cadeiras e um telão. Aproximadamente mil pessoas assistiram à ordenação presbiteral. Também participaram da cerimônia 34 padres e 14 seminaristas.

Entre os padres que participaram da cerimônia de ordenação esteve Sebastião Gonçalves - que foi padre em Piacatu entre 1995 a 2010 -, padre Luigi Favero, que é reitor do UniSalesiano - que engloba os campi de Araçatuba e Lins -, e o pároco local, padre Edgar de Souza Lima.

O lema sacerdotal escolhido por padre Angelo é: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que está presente nos três Evangelhos sinóticos: em Lucas 9,13; Mateus14,16; e Marcos 6,37. “Escolhi a versão do Evangelho de Marcos, pois no início do Evangelho, no versículo 34, Jesus vê uma numerosa multidão e tem compaixão do povo porque eram como ovelhas sem pastor”, explicou o sacerdote recém-ordenado.

Ordenações anteriores

De acordo com registros da Casa Paroquial do município, a primeira ordenação sacerdotal em Piacatu foi em 16 de dezembro de 1995, ocasião em que Paulo Fernando Vendrame foi ordenado padre pela congregação salesiana.

A segunda ordenação sacerdotal aconteceu em 8 de dezembro de 2001, onde foi ordenado padre Ricardo Carlos. A terceira ordenação sacerdotal foi do padre Manoel Clemente de Melo, em 2 de fevereiro de 2002.

No entanto, o primeiro padre “filho de Piacatu” a ser ordenado foi Manoel de Pierri Primo, o padre Pierri, em 10 de dezembro de 1983. Porém, sua ordenação sacerdotal foi realizada em Ivinhema (MS). Ele pertence à congregação palotinos.

Homilia

Durante a homilia, o arcebispo dom Antonio Carlos Altieri disse que as pessoas devem perceber no sacerdote ‘Aquele’ a quem ele está a serviço: Jesus Cristo. “É o que chamamos na teologia de configuração com Cristo”, explicou.

O arcebispo reforçou que “ser padre hoje ainda é entrega, é imolação, é doar-se integralmente, é Cruz. Tomar a Cruz significa comprometer-se para derrotar o pecado que impede o caminho rumo a Deus; ser padre é acolher cotidianamente a vontade do Senhor, aumentar a fé que é dom, mas depende do cultivo que acontece através da oração pessoal”.

Ao padre Angelo, dom Altieri frisou que o compromisso assumido com a Igreja Católica para toda a vida e, portanto, não está relacionado a entusiasmos, possíveis sucessos apostólicos e gratificações. “A sua vontade consentiu em exercer o ministério sacerdotal e não outras profissões! Não se vive como padre nos horários comerciais, mas se é padre sempre!”, ressaltou.

O arcebispo finalizou dizendo que “o sacerdote perpetua a presença do Senhor na história dos homens de todos os tempos” e que a vocação sacerdotal é um dom gratuito.

Agradecimentos

Ao final da ordenação presbiteral, o neo-sacerdote Angelo César Cenerino iniciou seu discurso com os agradecimentos. “Neste dia da minha ordenação, agradeço e louvo a Deus pelo dom da vida, com os meus 42 anos e sete meses, pelo dom da Vocação, sendo 21 anos de vida consagrada como salesiano e pelos 11 anos como diácono”.

“Agradeço os meus pais, minha família que sempre estiveram do meu lado e sempre me apoiaram nas decisões importantes da minha vida. O clima de diálogo, respeito, amor e o testemunho de vida de oração, vividos principalmente na infância e adolescência, foram fatores importantes e decisivos na tomada de decisão para entrar no seminário”, acrescentou padre Angelo.

O padre recém-ordenado também agradeceu seu inspetor, padre Gildásio Mendes, e a Missão Salesiana de Mato Grosso, que o acolheu em 1984, em Araçatuba, como pré-aspirante, e durante esses 31 anos de oportunidades de estudo, trabalho e formação salesiana.

E continuou: “Meus agradecimentos a dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo de Passo Fundo (RS), salesiano. [Ele] Foi inspetor da inspetoria Salesiana de São Paulo quando estive no Instituto Teológico Pio XI para os estudos de teologia e que não mediu esforços em cancelar alguns compromissos para vir a Piacatu presidir a celebração da minha ordenação”.

Padre Angelo também estendeu seus agradecimentos ao padre Edgar, representando a paróquia São José de Piacatu, aos amigos, das famílias, parentes e todo público presente. Ele aproveitou para apresentar os seminaristas à comunidade.

Missão

A missão de padre Angelo como sacerdote a partir deste ano será com o povo xavante, na aldeia indígena São Marcos, no município de Barra do Garças (MT).

“Peço a cada um de vocês orações para que eu possa exercer o ministério na humildade, simplicidade, no respeito à cultura e na doação. Que eu possa atender os anseios do povo, de maneira especial os jovens xavantes, cumprindo esse mandato de Jesus que escolhi como lema sacerdotal: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’”, finalizou padre Angelo.

GALERIA DE FOTOS