Morre a cantora e apresentadora Inezita Barroso, aos 90 anos


Corpo da cantora é velado no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo; sepultamento será às 17h

09/03/2015 08:56 - Atualizado em 19/03/2015 19:23 | Por: Otávio Manhani

Reprodução/Imagem da Internet

Inezita Barroso: 90 anos de vida e quase 60 anos de carreira

Morreu na noite de ontem (8), por volta das 22h, a cantora e apresentadora Inezita Barroso. Ela estava internada desde o dia 19 de fevereiro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sepultamento será hoje (9), às 17h, no cemitério Gethsêmani, na vila Sônia, zona oeste de São Paulo.

Há três meses, Inezita havia sofrido uma queda da cama na casa da filha, em Campos do Jordão, interior paulista. Na ocasião, ela foi levada ao pronto-socorro municipal e liberada em seguida.

No dia 4 deste mês, Inezita completou 90 anos de vida e, no sábado (7), a TV Cultura exibiu um programa especial em comemoração aos 90 anos da cantora. Ela é considerada uma das mais antigas e importantes representantes da cultura de música caipira do Brasil.

Em mais de 60 anos de carreira, Inezita Barroso lançou mais de 60 discos. Ela deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.

Biografia

Ignez Magdalena Aranha de Lima, nome de batismo de Inezita Barroso, nasceu em 4 de março de 1925, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Filha de família tradicional paulistana, passou a infância cercada por influências musicais diversas, mas foi na fazenda da família, no interior paulista, que desenvolveu seu amor pela música caipira e pelas tradições populares.

Formada em biblioteconomia pela USP (Universidade de São Paulo), Inezita foi uma grande pesquisadora da música caipira brasileira. Por conta própria, percorreu o interior do Brasil resgatando histórias e canções.

Reconhecida por este trabalho, foi convidada a dar aulas sobre folclore em uma universidade paulista. Pelo seu trabalho como folclorista, e por ser uma enciclopédia viva da música caipira e do folclore nacional, recebeu o título de doutora honoris causa em folclore pela Universidade de Lisboa (Portugal).

Carreira

O nome artístico foi criado aos 25 anos, quando ela juntou seu apelido de infância, Inezita, ao sobrenome do marido, Barroso. A artista era cantora, instrumentista, folclorista, atriz e professora.

Começou a cantar e estudar violão aos 7. Depois, começou com viola e piano. Tomou gosto pelo universo rural já nos primeiros anos de sua vida e na adolescência realizou recitais e shows. Sua primeira gravação em disco foi realizada no ano de 1951 pela gravadora Sínter. A partir daí, Inezita gravou cerca de cem discos.

O primeiro DVD musical da dama da música de raiz, Inezita Barroso – Cabocla Eu Sou, foi lançado em dezembro de 2013 e sintetiza os mais de 60 anos de carreira da cantora.