DENGUE: casos deixam moradores e autoridades em alerta na região


Vigilância Sanitária reforça que população deve estar atenta para evitar a doença

15/05/2014 21:58 - Atualizado em 07/04/2015 22:07 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Equipe da Vigilância Sanitária durante nebulização em imóveis

Moradores e autoridades em saúde da região estão em alerta com os casos de dengue. Apesar de não ter registrado nenhuma morte em decorrência da doença neste ano, o setor de Vigilância Sanitária dos municípios estão desenvolvendo ações para evitar novos casos. As informações são referentes à área de cobertura do Comunicativo.

Apesar de não chover de forma significativa sobre o Estado de São Paulo desde o dia 22 de abril, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade de Bilac já contabiliza este ano 17 casos suspeitos e outros cinco positivos da doença.

Para evitar novos casos, o departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município realiza nebulização em alguns bairros onde foram registrados casos positivos.

O mesmo aconteceu em Santópolis do Aguapeí, onde aproximadamente 20 pessoas estão suspeitas de terem contraído a dengue neste ano. Há, ainda, quatro casos positivos da doença na cidade, mas as autoridades em saúde pública explicaram que são importados, pois são de pessoas que trabalham em municípios da região.

Em Piacatu, a diretora da Vigilância Sanitária, Tamiris Fagundes Rodrigues, informou que o município possui 35 casos suspeitos e três confirmados. Os dados são referentes até o dia 8 deste mês.

Tamiris explicou ainda que assim que ocorre a detecção de um possível suspeito, de acordo com a avaliação clínica do paciente, este é notificado através de uma ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e imediatamente encaminhado para o departamento de Vigilância Sanitária.

“Ao identificarmos a quadra onde o suspeito de ter contraído a doença reside, definimos um raio de 200 metros daquele local, onde estes imóveis são visitados pelas agentes comunitárias de saúde ou agentes controladores de vetores. O objetivo é detectar possíveis focos de dengue, reforçar as recomendações de prevenção aos moradores e orientá-los a procurar o Centro de Saúde caso sintam os sintomas da dengue”, acrescentou Tamiris.

No caso de Piacatu, a nebulização acontece desde o dia 28 do mês passado. De acordo com Tamiris, a área mais afetada está localizada na região oeste do município, nas proximidades da saída para Guararapes. Até o momento foram nebulizadas 40 quadras.

“O poder público está fazendo a sua parte, mas se a população não agir, não conseguiremos evitar o aumento do número de casos de dengue em nosso município. Combater a dengue é um dever de todos”, finalizou Tamiris.

Na cidade de Clementina, foi realizado um arrastão para reduzir os focos de dengue, o qual encerrou nesse dia 15. O resultado do arrastão, assim como as demais informações sobre a dengue no município, será divulgado posteriormente.

Em Gabriel Monteiro, o setor de Vigilância Sanitária ficou de passar as informações para serem publicadas na próxima edição.

Em Araçatuba

A epidemia de dengue decretada pela Prefeitura de Araçatuba tem congestionado não só os serviços de urgência e emergência do SUS (Sistema Único de Saúde), mas os hospitais privados.

Entre os meses de janeiro e abril deste ano, os atendimentos feitos pelo Hospital Unimed e Santa Casa aumentaram 43% (de 5.579 para 8.004 consultas médicas). Mais de 10% são casos suspeitos de dengue. Até o dia 30 de abril, o município computava 835 casos positivos da doença, com um óbito em março.