Parcerias já garantiram 177 hectares de áreas de preservação permanente


Balanço divulgado pelo setor de Meio Ambiente de Gabriel Monteiro refere-se a diversas ações desenvolvidas desde 2005

30/03/2015 22:18 - Atualizado em 20/04/2015 16:11 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro

Recuperação de mata ciliar na nascente do Córrego Barreiro

Um balanço divulgado neste mês pelo setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Gabriel Monteiro (SP) revela que o município já conta com 177 hectares de APPs (Áreas de Preservação Permanente). Os dados são referentes aos últimos dez anos.

Conforme informou o engenheiro ambiental Everton Viana do Carmo, que responde pelo setor de Meio Ambiente de Gabriel Monteiro, o município recebe desde 2005 incentivos do governo estadual e de parcerias não governamentais para a recuperação de matas ciliares em torno de córregos e nascentes.

Segundo ele, em 2007 foi firmada parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente com a Prefeitura e Associação dos Produtores Rurais de Gabriel Monteiro, a qual é responsável pela execução do projeto de recuperação de matas ciliares na microbacia do Córrego do Barreiro.

Entre 2007 e 2010, o engenheiro ambiental disse que foram realizados plantios de 112.800 mudas nativas e outras 4.194 mudas frutíferas com plantios heterogêneos.

Além do projeto de recuperação de matas ciliares, Everton mencionou que mais dois projetos foram implantados no município por meio da Associação dos Produtores Rurais, que captou recursos financeiros junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) no ano de 2010, sendo realizado o plantio de 11.669 mudas nativas em diversas áreas rurais.

Outro projeto, assinado em maio de 2012 com a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) “Iniciativa Verde”, que é parceira do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), garantiu o plantio de 91.685 mudas de árvores nativas, ou seja, 55 hectares de APPs recuperadas.

De 2005 até hoje, o engenheiro ambiental calcula que foram plantadas aproximadamente 300 mil mudas de árvores de espécies nativas em 177 hectares de APPs, beneficiando 107 propriedades rurais no município.

De acordo com Everton, todos os projetos recebem apoio dos técnicos da Prefeitura Municipal através do setor de Meio Ambiente e da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

Para o engenheiro ambiental, a recuperação das matas ciliares é fundamental para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, conservando as nascentes e reduzindo o assoreamento dos rios, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático.

“Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna, constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura, e durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta”, finalizou Everton.