Avanço da dengue na região volta a preocupar moradores e autoridades


Gabriel Monteiro foi a cidade que registrou apenas dois casos positivos da doença no primeiro trimestre deste ano; Vigilância Sanitária informou que casos são importados

31/03/2015 22:34 - Atualizado em 20/04/2015 16:02 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Profissionais da Vigilância Sanitária de Piacatu durante nebulização

Os casos de dengue registrados no primeiro trimestre deste ano têm deixado moradores e autoridades em saúde pública preocupados com o avanço da doença.

Entre os municípios onde circula o Comunicativo, o departamento de Vigilância Sanitária de Clementina informou que até o momento foram registrados 10 casos positivos de dengue e outros 19 casos suspeitos.

Em Piacatu, o departamento de Vigilância Sanitária divulgou que oito pessoas contraíram a doença neste ano. Já em Bilac, das 17 notificações sobre a suspeita de dengue até o momento, sete tiveram o resultado positivo da doença.

De acordo com a supervisora da Vigilância Sanitária de Santópolis do Aguapeí, Maria Silvia Martins, o município registrou cinco casos positivos de dengue. Ela ressaltou que há vários casos notificados, mas oficialmente, com exames comprobatórios, são cinco.

O município de Gabriel Monteiro foi o que registrou a menor quantidade de vítimas do mosquito Aedes aegypti entre os municípios mencionados: duas pessoas.

A chefe do departamento de Vigilância Sanitária e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Gabriel Monteiro, Maria Helena Sanches Ramos, frisou que os dois casos positivos registrados são importados de outros municípios.

Também em Gabriel Monteiro, foi realizado na última semana de fevereiro um arrastão com o objetivo de eliminar qualquer tipo de criadouro do mosquito, evitando a proliferação do mosquito da dengue.

Maria Helena disse ainda que um carro de som percorreu as ruas da cidade durante dois dias pedindo a colaboração da população no combate ao Aedes aegypti.

O setor de Vigilância Sanitária dos cinco municípios mencionados informou que onde houve os casos confirmados de dengue foram realizados bloqueio e nebulização do local, assim como dos imóveis próximos.

Na região de Araçatuba

O avanço da dengue tem assustado os moradores do noroeste paulista. Em Birigui, por exemplo, foi decretado estado de calamidade pública por causa da doença, que já fez mais de 300 vítimas.

De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios podem decretar epidemia quando são registrados 150 casos a cada 100 mil habitantes, o que já é o caso de Birigui, que possui população de 115 mil habitantes.

Em situação semelhante está Araçatuba, que também decretou estado de epidemia de dengue. Até o último dia 24, o município já tinha 754 casos confirmados e uma morte, registrada em fevereiro.

No Estado de São Paulo

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo já contabiliza mais de 100 mil casos de dengue confirmados desde o início do ano, que corresponde alta de 116% em relação ao primeiro trimestre de 2014.