Sebrae capacita professores de Piacatu para incentivar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes


Projeto será desenvolvido com os alunos do 1º ao 4º ano a partir de agosto

15/04/2015 15:55 - Atualizado em 20/04/2015 22:50 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Professores do Centro Educacional de Piacatu com os certificados

Os professores-educadores do Centro Educacional de Piacatu receberam no dia 7 deste mês o certificado de conclusão de um curso oferecido pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) de Araçatuba em parceria com a Prefeitura. O evento aconteceu na Câmara Municipal.

Na entrega dos certificados, além dos professores participantes do curso estiveram presentes dois representantes do Sebrae, o prefeito Nelson Bonfim (PTB), o presidente da Câmara, Paulo Henrique Zeri de Lima (PSDB) e o vereador Paulo Cezar Vendrame (PMDB).

O curso, que aconteceu entre os dias 26 a 29 de janeiro, tem o objetivo de capacitar professores do ensino fundamental a incentivar o desenvolvimento da cultura empreendedora entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Além dos educadores do Centro Educacional, dois professores da rede municipal de ensino também participaram do curso.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da educação básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender.

Conforme informou a coordenadora pedagógica do Centro Educacional de Piacatu, Silvana da Silva Mendonça Manhani, os educadores vão desenvolver o projeto com os alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental a partir do mês de agosto deste ano.