Gabriel Monteiro é a única da região e a 23ª do Brasil entre as 35 cidades igualitárias do país


Levantamento avaliou sete indicadores, sendo: emprego, desigualdade, pobreza, alfabetização, escolaridade, juventude e violência

15/04/2015 16:39 - Atualizado em 11/05/2015 19:50 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Estátua do Cristo Redentor em praça de Gabriel Monteiro (SP)

A cidade de Gabriel Monteiro, com população estimada pelo IBGE em 2.790 habitantes, é a única da região de Araçatuba, ocupa a 5ª posição entre os municípios do Estado de São Paulo e é a 23ª no ranking das 35 cidades igualitárias do Brasil.

A informação foi divulgada neste mês pelo Atlas da Exclusão Social no Brasil, que avaliou dados retirados dos censos demográficos do IBGE de 2000 e 2010. A exceção são os dados de violência, que foram obtidos por meio do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde.

De acordo com o levantamento, todas as 35 cidades com os menores índices de exclusão social ficam nos Estados de Santa Catarina (13 municípios), Rio Grande do Sul (13 municípios) e São Paulo (9 municípios). O estudo foi organizado por Alexandre Guerra, Marcio Pochmann e Ronnie Aldrin Silva, e publicado pela Editora Cortez.

Para chegar a essa lista, os autores elaboraram um Índice de Exclusão Social (IES), com base em sete indicadores: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência.

As informações encontradas nestas fontes foram transformadas em índices de 0 a 1, sendo que as piores condições de vida correspondem aos valores próximos de 0, e as melhores equivalem aos valores próximos de 1. O mesmo raciocínio vale para o Índice de Exclusão Social.

Além do IES, estão disponíveis os indicadores de cada município para todos os quesitos analisados no ranking.

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, é a mais igualitária de todo o território brasileiro. Isso quer dizer que ela concentra os melhores índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência, de acordo com o Atlas da Exclusão Social no Brasil.