Menos televisão e mais oração, pede padre Edgar na homilia


Padre também chamou atenção dos fiéis ao dizer que “católico é aquele que frequenta sempre a igreja”

17/05/2015 17:13 - Atualizado em 05/06/2015 21:17 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Edgar durante celebração da missa campal em Piacatu

Menos televisão e mais oração. Esta foi a mensagem - aliás, a única frase - dita pelo padre Edgar de Souza Lima na homilia da missa campal celebrada na manhã de hoje (17) em uma tenda localizada ao lado da capela de Santa Rita de Cássia, no bairro rural Cassimiro, em Piacatu.

Provavelmente esta foi a homilia mais curta que os católicos de Piacatu ouviram desde a inauguração da igreja matriz de São José, em 15 de dezembro de 1957. Possivelmente também deve ter sido a homilia mais curta de padre Edgar desde sua ordenação presbiteral, ocorrida em 23 de fevereiro de 2002.

Apesar de curta, a frase que serviu de “sermão” aos fiéis deve trazer uma profunda reflexão aos católicos sobre a postura tida com relação às suas prioridades quanto à religiosidade. O padre observou que as pessoas de um modo geral se preocupam mais com novelas e programas televisivos do que com a igreja, com as orações.

Também hoje, logo após a procissão de entrada que deu início a celebração campal, padre Edgar começou a missa falando da catolicidade dos fiéis. Catolicidade significa “universalidade, caráter da religião católica; qualidade do que é católico; conjunto de povos que professam o catolicismo”.

“Parece que muita gente tem vergonha de ser católico e dificuldade de assumir a religião. Ser pertencente a uma religião é frequentá-la sempre, e não apenas uma ou duas vezes ao mês. O católico é aquele que frequenta sempre a igreja. Precisamos todos os sábados ou domingos nos alimentar da palavra de Deus”, explicou o padre.

O padre também chamou a atenção dos fiéis dizendo que alguns católicos alegam que “a missa não muda, que é sempre a mesma coisa”. Em suas palavras, padre Edgar comparou a missa ao alimento: “Arroz e feijão é a mesma coisa, e comemos todos os dias. Quem pensa assim [que a missa é a mesma coisa] está errado. Devemos alimentar a alma todos os dias”, reforçou.

Ao final da missa campal, foi sorteada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e uma imagem de santa Rita de Cássia. Após a bênção apostólica, a celebração encerrou com fogos de artifício. Na sequência, deu-se início ao almoço, que já é tradição no bairro do Cassimiro.

Embora o dia de santa Rita de Cássia seja comemorado pelos católicos no dia 22 de maio, neste ano os organizadores do almoço anteciparam o evento para o dia 17. A imagem da santa chegou ao local da missa seguida por uma carreata, que teve início na praça da igreja matriz e percorreu algumas ruas do município.

GALERIA DE FOTOS