Católicos enfeitam as ruas para a procissão de Corpus Christi, em Piacatu


No Brasil, o dia de Corpus Christi não é feriado nacional, mas, sim, ponto facultativo

04/06/2015 11:01 - Atualizado em 07/06/2015 22:01 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Católicos começaram os enfeites na rua logo pela manhã

Logo pela manhã de hoje (4), católicos de Piacatu começaram a enfeitar um trecho da avenida Dr. José Benetti, centro da cidade, para a procissão de Corpus Christi, que está agendada para as 17h.

A procissão sairá das proximidades do Centro Educacional até a igreja matriz de São José, onde será celebrada uma missa pelo padre Edgar de Souza Lima.

O tapete foi montado por grupos e movimentos pastorais, instituições de ensino e entidades do município. Na elaboração do tapete, a comunidade utilizou os mais variados tipos de materiais, como o tradicional pó-de-serra, tampinhas de garrafa, legumes, flores, pedras tingidas de várias cores, isopor, tecido e até alimentos industrializados.

Nos desenhos, imagens de crucifixos, da bíblia, hóstia, pomba da paz, além de mensagens e imagens impressas em papel.

No Brasil, A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto (MG). A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico, que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Porém, a tradição do Corpus Christi teve início no século XIII. A festa foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Ponto facultativo

No Brasil, o dia de Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

GALERIA DE FOTOS