Avião faz pouso forçado em área rural de Piacatu; piloto fugiu


Aeronave, que transportava cerca de dois mil aparelhos celulares, estava com documentação irregular, diz Anac

14/12/2010 21:19 - Atualizado em 12/08/2015 21:37 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Polícia apreendeu as caixas com aparelhos celulares sem nota fiscal

Uma aeronave que transportava aproximadamente dois mil aparelhos celulares de última geração, sem nota fiscal, fez um pouso forçado na tarde do último dia 11 (sábado) em uma fazenda, em Piacatu, ao lado de um canavial.

No momento do acidente aéreo, o administrador da fazenda Santa Maria, Osvaldo Ramos, 80 anos, e o funcionário Nivaldo Marcos da Silva, 47 anos, disseram estar passando pela estrada de terra onde caiu o avião, quando foram abordados por um homem aparentando ter uns 30 anos, branco, com sotaque gaúcho, que dizia ser o piloto do avião.

Questionado por Ramos sobre o que havia acontecido, o piloto informou que o monomotor havia sofrido uma pane. Na ocasião, Ramos disse que o piloto pediu sua ajuda para esconder toda a mercadoria, que já estava toda fora do avião.

Como o administrador da fazenda negou a ajuda, o piloto, então, pediu uma carona até a estrada mais próxima, mas Ramos disse que não poderia ajudá-lo. A polícia foi acionada. O piloto fugiu após o acidente e, até o momento, ele não foi identificado pela polícia.

A Polícia Militar, Ambiental e Federal estiveram no local. A carga, avaliada em R$ 300 mil, foi apreendida pela Polícia Federal que, em contato com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foi informada de que a aeronave com prefixo PT-EBK estava com sua documentação irregular.

Até o fechamento desta edição, o monomotor permanecia no local do acidente. Não foi divulgado o nome do proprietário do avião. Segundo informações da Polícia Federal, a aeronave terá que ser desmontada para ser levada até o pátio da Receita Federal de Araçatuba.

Enquanto o avião permanecer no local, o proprietário da fazenda Santa Maria, onde ocorreu o acidente, ficará como fiel depositário da aeronave até que haja condições de removê-la.

GALERIA DE FOTOS