Prefeita Renée inaugura creche de R$ 1,7 milhão em Gabriel Monteiro


Deputado falou da crise que o Brasil enfrenta e que prefeita sofre perseguição política

12/08/2015 10:47 - Atualizado em 01/09/2015 18:10 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

A prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB), inaugurou no dia 7 deste mês o novo prédio da creche Colo Materno, orçado em 1,7 milhão.

A inauguração contou com a presença de professores e autoridades do município, prefeitos das cidades vizinhas e do deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho (PTB).

A creche fica localizada na rua Angelo Maziero nº 180 e atenderá 108 crianças com idade entre seis meses a três anos, de segunda a sexta-feira, no período das 6h30 às 17h30. Ao todo, 28 pessoas trabalham no local, entre professores e funcionários.

Até então, a creche Colo Materno funcionava na Rua dos Fundadores nº 495. O local onde funcionava a instituição é de propriedade da Igreja Católica, que cedeu o local para atendimento das crianças desde 1996, quando o prédio foi inaugurado.

Presente na inauguração, padre Arnaldo Carvalheiro Neto, da Paróquia São Pedro, de Gabriel Monteiro, lembrou que a creche que funcionou durante esses 19 anos foi construída pelo saudoso padre Bernardo Braakhuis (1918-2014).

Natural da cidade de Oldenzaal, na Holanda, padre Bernardo arrecadou doações de seus familiares, amigos e da Fundação Holandesa e conseguiu construir a creche em Gabriel Monteiro no período em que foi padre no município, entre setembro de 1986 e fevereiro de 1994.

Em seu discurso, a prefeita adiantou que não quer ouvir reclamações vindas de professores ou funcionários da creche do tipo “Ah, estou cansada” ou “Hoje não estou afim de criança”. “Eu quero nesta creche pensamento positivo”, avisou Renée.

Já o deputado Roquinho disse que gosta tanto de criança que já fez quatro. “E vou fazer mais um, o Roque Junior. Meu pai teve 10 filhos por que eu não posso ter cinco?”, brincou, arrancando gargalhadas do público.

Deputado defende prefeita e diz que ela ainda sofre com perseguição política

Durante seu discurso de inauguração da creche Colo Materno no dia 7 deste mês, em Gabriel Monteiro, o deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho (PTB), teceu elogios à administração da prefeita Renée Crema Vidoto (PSDB) e cutucou os adversários dela.

“Você é uma grande prefeita, humilde, honesta. Você não usa o poder para perseguir ninguém em Gabriel Monteiro, como já houve no passado. Você é perfeita para o cargo que ocupa. Sendo perseguida algumas vezes até por órgão do governo, como o caso do Erplan, que está criando caso com a reforma da praça [São Pedro] até hoje”, disse o parlamentar.

E acrescentou: “Esta mulher tem sofrido por coisas idiotas de funcionários públicos incompetentes, que mamam no erário desde o berçário, nunca souberam o que é trabalhar sem ser indicado ou comissionado, e perseguem essa senhora e esta cidade, criando probleminhas onde não deviam. O governador sabe muito bem disso”, disparou o deputado.

Roquinho também garantiu que o município não será incluído no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados), que é tipo um SPC/Serasa, “porque o cidadão lá do Erplan (Escritório Regional de Planejamento) quer”. “Gabriel Monteiro é respeitado pelo governador”, completou o parlamentar.

O deputado também lembrou que recebeu o título de cidadão Monteirense em 1996, de autoria do então vereador José Vidoto (PSDB) - hoje vice-prefeito -, e que sempre foi o deputado estadual mais votado no município.

O parlamentar fez questão de registrar que o ex-prefeito Crídio de Freitas (PTB), que governou Gabriel Monteiro entre 1989 a 1992, foi o primeiro amigo que teve no município. “Lembro quando foi para arrumar o asfalto do bairro Córrego das Antas e depois a mesma ‘guerra’ para pavimentar a estrada do bairro rural do Vacari. Sinto orgulho em ter conseguido isso para Gabriel Monteiro”, ressaltou.

Em suas palavras, Roquinho disse que o maior parceiro dos municípios do Estado de São Paulo é o governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Convivo com ele [governador] há mais de 20 anos. Eu coloco meu corpo inteiro [no fogo] pela honestidade dele”.

O parlamentar também deixou um recado aos professores: “Cabem a vocês ensinarem essas crianças o que é a política, o que é a vida, o que o caráter, o que é a honestidade. Este é o trabalho pelo qual vocês se dedicam”, comentou.

No entanto, Roquinho reconheceu que professor é uma categoria “desvalorizada” em todo país. “Vocês merecem ser mais bem remunerados pelo trabalho, mas, infelizmente, este país está quebrado. É a União quebrada, o Estado quebrado, a Prefeitura sem recursos e as pessoas também sem dinheiro”, completou.

E finalizou: “E isso vai se prolongar por, no mínimo, uns dois anos. E o que é que temos que fazer? Não é desanimar, mas, sim, animar. É economizar mais, gastar menos. É escolher prioridade”, referindo-se a crise financeira e política que o Brasil enfrenta.

Prefeita diz que não quer ouvir reclamações em nova creche

Ao inaugurar as novas instalações da creche Colo Materno, a prefeita Renée adiantou aos professores e funcionários da instituição de que não quer ouvir reclamações do tipo “Ah, estou cansada” ou “Hoje não estou afim de criança”. E recomendou: “Quando vocês entrarem nesta creche, que ela só tenha alegria. Eu quero nesta creche pensamento positivo”.

Renée também frisou que não admitirá críticas aos profissionais da creche ou às crianças. “Quando alguém perguntar como está nossa creche, não quero que falem mal das crianças nem de funcionários. Eu quero que digam que nossa creche e nossas crianças são abençoadas. Porque tudo que abençoamos traz o amor e a felicidade”, acrescentou.

A prefeita agradeceu a atual direção das escolas municipais, assim como as direções anteriores. “Esses frutos que estamos colhendo não começaram de hoje. Isso daí começou bem antes. Se nós plantamos coisas boas, hoje estamos colhendo graças a todos vocês, funcionários da Prefeitura”, ressaltou.

A creche inaugurada faz parte do Programa Creche Escola, criado pelo governo do Estado em setembro de 2011, e tem como objetivo ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil.

A creche recém-inaugurada, que custou R$ 1,7 milhão do governo do Estado, é composta por salas de atividades, fraldário, berçário, refeitório, cozinha, banheiros, lavanderia e uma sala de múltiplo-uso.

GALERIA DE FOTOS