Escolas divulgam resultado do Idesp 2014; Piacatu registra queda


Entre as escolas municipais que ultrapassaram a meta estipulada está a de Bilac, Clementina, Gabriel Monteiro e Santópolis do Aguapeí

11/08/2015 17:44 - Atualizado em 04/09/2015 09:38 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Alunos da Emeif Maria Gazot Talarico, de Gabriel Monteiro

As escolas da rede municipal de ensino divulgaram neste mês as notas obtidas no Idesp 2014 (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Entre as cinco cidades onde circula o Comunicativo, apenas uma não conseguiu atingir a meta, enquanto que as demais escolas ultrapassaram o índice estipulado.

Participaram dessa avaliação em 2014 os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Entre as escolas que superaram a meta está a Emeif Maria Gazot Talarico, de Gabriel Monteiro, com nota 6,58. O índice estipulado para ser alcançado era de 5,53. Em 2013, a escola registrou nota 5,43.

A diretora da Emeif, Lidiane Zupirolli Ferreira, frisou que este resultado é um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, que se inicia na educação infantil e finaliza no ensino fundamental I.

“Gostaríamos de agradecer toda a equipe da Emeif, principalmente a todos aos alunos, pois este mérito é deles. E não poderíamos deixar de agradecer ao apoio dado pela prefeita Renée Crema Vidoto (PSDB)”, declarou a diretora.

A segunda melhor nota obtida desta vez entre os cinco municípios onde circula o Comunicativo foi a Emef Maria Conceição de Souza, de Clementina. A instituição registrou nota 5,88, ultrapassando a meta de 4,77.

“Ficamos felizes com esse resultado, pois, alcançamos e superamos a meta. Mas ainda temos muito a melhorar”, disse a diretora da escola, Ana Cristina da Silva Rizzo.

Na sequência aparece a Emeb Prof. Minas Barganian, de Santópolis do Aguapeí, com nota 5,30. A meta estabelecida era de 4,35. Em 2013, a instituição registrou nota 4,18.

A diretora da escola, Maria Emília Pimentel, explicou que o indicador leva em conta o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática, mensurados pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e os indicadores de aprovação, reprovação e abandono.

“O mérito pelo resultado obtido além da meta vem do compromisso de nossos educadores que são apoiados pela equipe gestora (coordenação e direção) no intuito de fazer nossos alunos avançarem cada vez mais em seus conhecimentos”, disse em nota Maria Emília.

Em Bilac, o diretor da Emeif General Lima Figueiredo, Luiz Henrique Inignes Divieso, divulgou que a nota obtida foi 4,91, sendo que a meta era 4,88. Em 2013, a nota foi 4,74.

Não atingiu a meta

Desa vez, a Emef Prof. Eládio Rosseto, de Piacatu, não conseguiu atingir a meta de 5,28 e registrou nota 5,10. Em 2013, a nota foi 5,17.

O diretor da escola, Luiz Antonio Navacchio, informou que de acordo com o trabalho realizado na rede municipal de ensino do município, desde a educação infantil (creche e pré-escola) até os anos iniciais do ensino fundamental, com profissionais do magistério; programa de formação continuada municipal; PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa), Programa Ler e Escrever e Projeto EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais) do ensino fundamental, a equipe tem constatado melhoria no desempenho dos alunos.

Navacchio explicou que para o cálculo do Idesp são utilizados dois critérios: indicadores de desempenho e indicador de fluxo, sendo que em relação aos resultados do Saresp, os alunos obtiveram resultados satisfatórios.

“Porém, como recebemos todos os anos um grande número de alunos vindos de outros Estados/regiões com defasagem idade/série, dificuldades de aprendizagem e necessidade de apoio sociocultural, sendo a taxa de fluxo escolar alta, devido a distorção idade/série e a retenção”, frisou o diretor.

O Idesp é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do ensino fundamental e do ensino médio.

O que é o Idesp?

O Idesp é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do ensino fundamental e do ensino médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo Idesp consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do Saresp e o fluxo escolar. O Idesp tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.