Gabriel Monteiro e Piacatu recebem o certificado de Município Verde Azul


Bilac e Clementina não atingiram pontuação para receber ‘selo verde’; já Santópolis do Aguapeí obteve a pior nota

28/12/2013 15:20 - Atualizado em 24/04/2014 14:28 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Engenheiro ambiental Everton Viana do Carmo, prefeita Renée Crema Vidoto e engenheiro agrônomo Rodrigo Takanashi com certificados

O município de Gabriel Monteiro e Piacatu foram os únicos a receberem o certificado de Município Verde Azul na área onde circula o Comunicativo, com pontuação de 90,0 pontos cada. Recebe o ‘selo verde’ a cidade que atinge nota igual ou superior a 80,0 em uma escala que varia de 0 a 100.

Apesar de terem a mesma pontuação (90,0), Gabriel Monteiro ocupa a 11ª posição e Piacatu a 13ª do ranking estadual. A pontuação coloca o município de Gabriel Monteiro como destaque regional, sendo a melhor nota na região de Araçatuba.

Já a cidade de Clementina, que na edição anterior (2012) obteve nota 25,11, desta vez registrou pontuação de 76,0. Apesar de ter evoluído, o município não atingiu a pontuação mínima que dá o direito de receber o ‘selo verde’.

Situação semelhante aconteceu com a cidade de Bilac. Na edição de 2012, o município foi pré-certificado com nota 82,05. No entanto, a cidade acabou perdendo pontuação e não recebeu o certificado. Neste ano, a Prefeitura entrou com recurso e, após a revisão, foi atribuída nota 84,7. Nesta edição, porém, o município obteve nota 58,0.

A cidade de Santópolis do Aguapeí, por sua vez, obteve a pior nota da região de Araçatuba: 8,3. Na edição anterior, o município sequer foi pontuado devido não ter enviado a documentação necessária para a pontuação.

A nota ambiental é calculada pela Secretaria estadual de Meio Ambiente com base no desempenho da cidade em dez quesitos que regem o programa, sendo: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

DEPOIMENTOS

O engenheiro ambiental Everton Viana do Carmo, de Gabriel Monteiro, frisa que além da 11ª colocação no ranking ambiental 2013 e seis certificações seguidas em seis anos do programa, Gabriel Monteiro se destaca sendo o município que ganhou pela 4ª vez o “Prêmio André Franco Montoro”, que é concedido ao município que obtém a maior pontuação em cada Bacia Hidrográfica do Estado de São Paulo.

“O município de Gabriel Monteiro, junto com o setor Agropecuário e Meio Ambiente, não mede esforços para dar continuidade aos projetos e programas municipais ligados à área ambiental”, reforça Carmo.

O engenheiro agrônomo Rodrigo Kazuyoshi Takanashi, de Gabriel Monteiro, diz que os munícipes também são responsáveis pela conquista. “Os materiais recicláveis separados nas residências pelos moradores vêm dando um resultado muito expressivo, cerca de 90.000 kg de material reciclável é recolhido anualmente pela Prefeitura”, diz.

Takanashi informa ainda que os agricultores, em parceria com a Prefeitura e a Associação dos Produtores Rurais, realizam a recuperação das matas ciliares em suas propriedades. “No ano de 2013 foram recuperados aproximadamente 35 hectares de APP (Área de Preservação Permanente), ou seja, quase 60.000 mudas de árvores de espécies nativas”, acrescenta.

Além disso, o município realiza anualmente o “Mutirão das Embalagens de Agrotóxico” para dar a destinação ambientalmente correta dessas embalagens sem agredir o meio ambiente.

A prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB), destaca que a gestão escolar municipal assumiu legalmente, por meio de lei, a inclusão da Educação Ambiental na grade curricular e atribuiu uma carga horária para o desenvolvimento das atividades ambientais.

“O Plano Pedagógico Anual evidencia a interação entre as disciplinas com relação ao tema ambiental, do qual vem sendo trabalhado de forma transversal, promovendo uma extensa integração entre as disciplinas e os alunos”, explica Renée.

O diretor de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Santópolis do Aguapeí, Jair Pereira da Silva, justifica que em 2012, ocasião em que o município não enviou a documentação necessária para pontuação, a Prefeitura não tinha um funcionário específico para este setor.

No caso deste ano, ocasião em que a cidade pontuou nota 8,3, Silva diz que foi designado um funcionário para o setor de Meio Ambiente no mês de junho. “Como ele assumiu a vaga no meio do ano, não deu tempo suficiente para o funcionário encaminhar os documentos exigidos pelo governo”, explica.

No entanto, Silva garante que para 2014 o setor de Meio Ambiente do município estará empenhado para pontuar boas notas no programa e receber o certificado de Município Verde Azul.