CPFL Paulista e Cinecidade levam cinema gratuito e sustentável a Gabriel Monteiro


Projeto itinerante de exibição de filmes realiza sessões de cinema em diversas cidades paulistas em parceira com primeiro cinema solar do Brasil

01/09/2015 19:33 - Atualizado em 12/09/2015 11:37 | Por: Da Redação

Divulgação/Reprodução

Filme "Eu e Meu Guarda-Chuva" será exibido às 20h; entrada franca

No próximo dia 09 (quarta-feira), o município de Gabriel Monteiro recebe o projeto Cinecidade, circuito itinerante de exibição de filmes brasileiros no Estado de São Paulo em parceria com o primeiro cinema sustentável do país, o Cinesolar.

A programação gratuita acontece ao ar livre na Praça São Pedro com uma mostra de cinema infantil, às 19h, e a exibição do filme Eu e Meu Guarda-Chuva, de Toni Vanzolini, às 20h. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Clube do Trabalhador “Ulisses Loli”.

Patrocinado pelo Grupo CPFL Energia e com o apoio da CPFL Cultura, o projeto integra o Circuito de Arte e Cultura CPFL. Ao longo do ano, mais de 60 cidades paulistas serão palco para a programação do Cinecidade. Além de sessões gratuitas, o circuito ainda promove oficinas de sustentabilidade para crianças e adolescentes em alguns municípios.

“Ao longo dos anos, a CPFL Cultura se tornou uma referência em sua missão de filtrar, organizar e contextualizar as questões do mundo contemporâneo a partir de debates, reflexões e programas culturais. Tão importante quanto organizar esta produção é compartilhá-la”, disse o diretor-superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

A parceria entre o Cinecidade e o Cinesolar é inédita. Além de projetar os filmes com energia limpa e renovável, o cinema solar leva toda estrutura necessária para realizar as sessões, desde telão até cadeiras para o público. A cada mês será exibido um filme brasileiro diferente. O longa-metragem Eu e Meu Guarda-Chuva entra em cartaz nas sessões de setembro.

De acordo com Mazzilli, este projeto, que reúne cinema, responsabilidade social e sustentabilidade no mesmo trajeto, reforça nosso compromisso de levar ao maior número possível de pessoas o que há de melhor na produção cultural brasileira hoje.

Para a diretora da Brazucah Produções, Cynthia Alario, que é responsável pelos projetos Cinecidade e Cinesolar, o objetivo é difundir e democratizar o acesso às produções audiovisuais brasileiras através de um circuito paralelo ao das salas comerciais e que também possam dialogar com nosso público.

“O filme produzido em nosso país precisa se encontrar com os brasileiros. Além disso, atrelar esta ação com temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. E isso torna a iniciativa ainda mais enriquecedora para quem participa”, frisou Cynthia.

Sobre o Cinesolar

O projeto tem a realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil. O Cinesolar ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países, e do Solar World Cinema, projeto holandês que difunde cinemas solares.

Além das sessões sustentáveis de cinema, o projeto brasileiro ainda promove oficinas de sustentabilidade - música orgânica e ecografite - voltadas para crianças e adolescentes e apresentações artísticas.

Sinopse – Eu e Meu Guarda-Chuva (1h18min)

Eugênio é um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda chuva herdado de seu avô. No último dia de férias ele e Cebola, seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O motivo é para resgatar Frida, a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen.