Sistema de ensino de Piacatu faz 70 anos


Série de reportagens contará a história da Educação no município

17/09/2015 19:15 - Atualizado em 12/10/2015 21:09 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Reprodução

Alunos em frente a Escola Mista de Bela Vista, no ano de 1942

A história do sistema educacional de Piacatu é datada oficialmente em 1945 com a construção de um prédio composto por três salas, construído com recursos de Antonio Vendrame (1890-1973), um dos fundadores do município. Na época, o povoado ainda se chamava Bela Vista.

No entanto, o sistema de ensino antecede o ano de 1945. Conforme depoimento da aposentada Virtude Vendrame Petean, 83 anos, já em 1938 seu pai, Fortunato Vendrame (1897-1991), pagava Djanira Zeferino Rodrigues (1920-2002) para dar aula particular para seus filhos, em sua residência.

De acordo com Virtude, ela não chegou a ter aulas com Djanira, que, inclusive, não era professora com diploma universitário. “A Djanira era nova, deveria ter uns 18 anos quando começou a ensinar meus irmãos a ler e escrever. Mas como ela deveria ter o 4º ano, já poderia ensinar, pois, naquela época, quem concluía o 4º ano era considerado alfabetizado. Era como se hoje tivesse concluído o ensino médio”, recordou.

Mas não demorou muito para que os filhos dos primeiros moradores do povoado de Bela Vista também fossem alfabetizados. Uma foto de 1942 mostra um grupo de alunos em frente à Escola Mista de Bela Vista, também conhecida como Troca Vinte.

A escola ficava localizada na avenida Britânia (hoje avenida Dr. José Benetti), de esquina com a rua Domingos Vidal, onde hoje funciona o Centro Educacional. O Comunicativo não conseguiu nenhum documento ou relato de algum pioneiro sobre de quem pertencia o terreno onde funcionava esta escola.

Somente em 1945, com o funcionamento do Grupo Escolar, construído com recursos de Antonio Vendrame, é que inicia oficialmente a Educação no então povoado de Bela Vista. Composto por três salas, sendo duas de aula e uma administrativa, o Grupo Escolar ficava localizado na Avenida dos Expedicionários nº 565 (hoje avenida Zualdo Paganini).

Os trabalhos no Grupo Escolar começaram com apenas duas professoras, sendo Olga Cantarino Muniz - que foi a primeira diretora da escola - e Juscelina Muny. Na época, a escola contava com 166 alunos, sendo 101 meninos e 65 meninas.

Considerando que em 1938 iniciou-se a alfabetização dos filhos de Fortunato Vendrame e, posteriormente, a instalação da Escola Mista de Bela Vista, soma-se 77 anos que o sistema educacional iniciou suas atividades em Piacatu.

Por que “Troca Vinte”?

Segundo relato de Virtude Vendrame Petean, o local onde funcionava a Escola Mista de Bela Vista durante a semana também havia baile aos sábados, onde os moradores se divertiam.

O comerciante Waldemar Folini, 79 anos, sobrinho de Angelo Folini (1888-1970) - um dos fundadores de Piacatu -, confirma que no local onde estudava tinha baile aos sábados. Porém, como na época não havia energia elétrica, o local era iluminado por meio de lampião.

“Parece piada, mas o comentário da época era que um rapaz que estava no baile, em determinada noite, pediu para que alguém do baile (não soube especificar se era da portaria ou do bar, por exemplo) trocasse seu dinheiro, no valor de 20 mil réis. Pelo jeito ele disse ‘troca vinte?’. Como o rapaz não conseguiu trocar o dinheiro, acabou ficando na história”, explicou Virtude.

“Não sabia desta história”, disse Waldemar Folini.