Emei de Piacatu inicia projeto de incentivo ao brincar


Escola também desenvolve há dois anos o projeto Sacola da Leitura para incentivar as crianças a ler

18/09/2015 19:06 - Atualizado em 16/10/2015 10:46 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Direção Escolar

Alunos levam os brinquedos para casa em uma mochila

A Emei Profª Ivone Vendrame Cardoso, de Piacatu, iniciou neste mês um projeto de incentivo ao brincar. A escola atende 142 crianças da Educação Infantil - Pré-Escola I e II, no período manhã e tarde.

Conforme informou a diretora da escola, Divanir Aparecida Folini de Souza, no projeto que tem como objetivo despertar o interesse pelo brincar, cada sala de aula tem uma “Sacola do Brinquedo” contendo dois brinquedos.

“Cada dia uma criança levará para casa a Sacola do Brinquedo para brincar com seus familiares e, no dia seguinte, trazer de volta para escola para compartilhar com os colegas e a professora como foi a brincadeira”, explicou a diretora da Emei.

Divanir ressaltou que o brincar é um direito da criança e tem importância fundamental no desenvolvimento infantil, permitindo o exercício das habilidades motoras, intelectuais, emocionais e sociais, além de permitir por meio da fantasia, a experiência de novos papéis, de reprodução de situações vividas e oferecer a possibilidade de expressar os sentimentos.

“Nos dias atuais, nossas crianças ficam muito tempo com brinquedos tecnológicos, os quais deixam os estímulos um tanto acomodados. Na Sacola do Brinquedo as crianças levarão para casa brinquedos como: peteca, corda, dominó, quebra-cabeça, pega vareta, elástico, jogo da memória, jogos de quantidade, cores, entre outros, os quais vão permitir uma melhor interação com os familiares, que visa promover o desenvolvimento lógico, socialização, cooperação, inclusão, amizade, valores, regras e tantas outras”, acrescentou a diretora.

Divanir defende que brincar é coisa séria. Prova disso, em 1999, na Conferência Internacional de Brinquedotecas, a Unesco-ONU instituiu o dia 28 de maio como o Dia Mundial do Brincar, e este dia foi instituído para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças, que é o brincar.

De acordo com a diretora da escola, o direito de brincar não tem sido assegurado na atual sociedade e mencionou alguns motivos, entre eles: razões econômicas e políticas, falta de espaços nas casas e ruas, violência, consumismo exagerado, falta de tempo e excesso de atividades, fazendo com que o brincar fique cada vez mais distante da rotina das crianças.

A diretora da Emei destacou, ainda, a necessidade em valorizar mais o brincar, pois, segundo ela, a criança que tiver na infância a oportunidade de brincar, poderá ser um adulto com mais habilidades no futuro.

Divanir frisou também que o projeto da Sacola da Leitura, iniciado em 2013, para incentivar as crianças no interesse pela leitura, se tornou um projeto permanente, cujos resultados são considerados pela direção escolar como surpreendentes. “Esperamos que a Sacola do Brinquedo siga a mesma proporção”, concluiu a diretora.