Escola de Gabriel Monteiro é vencedora do prêmio gestão escolar 2015-2016


Diretora escolar destaca o trabalho contínuo dos projetos desenvolvidos e o protagonismo dos alunos; escola é destaque estadual em 1º lugar

30/10/2015 18:51 - Atualizado em 16/11/2015 22:52 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Direção Escolar

Professores e funcionários comemorando o prêmio de 1º lugar

A EE Antonio Kassawara Katutok, de Gabriel Monteiro, conseguiu a premiação estadual e foi classificada em primeiro lugar no Estado de São Paulo como “Escola Destaque” 2015-2016. A Secretaria Estadual da Educação premiará a escola “Destaque Estadual” em R$ 6 mil para investir em projetos.

A escola continua concorrendo agora em nível regional, onde serão classificadas apenas cinco escolas, sendo uma para cada região do Brasil e, posteriormente, será selecionada uma escola, a qual será a finalista Nacional, ou seja, “Referência Brasil”, cujo prêmio é R$ 30 mil para a escola vencedora.

Organizado pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, o Prêmio Gestão Escolar tem como objetivo valorizar e motivar as escolas públicas do país a praticar a gestão democrática e de qualidade, na figura do diretor da unidade de ensino, oferecendo aos gestores um instrumento de autoavaliação e um roteiro de planejamento de novas ações.

Desde 2013, o prêmio passou a ser realizado em processos bianuais: em anos ímpares acontece a premiação, enquanto que em anos pares os professores e gestores recebem formação.

Depoimento

Em entrevista, a diretora da escola, Maria Elizabete Fernandes de Oliveira, informou que a visão que tem hoje de participar do Prêmio Gestão Escolar é que é uma ação essencial para que a escola pare e reflita sobre o seu fazer, intensificando o trabalho em suas potencialidades e focando essencialmente em suas fragilidades.

“É uma ação coletiva, participativa, que envolve todos os segmentos da escola: professores, alunos, funcionários, pais e equipe gestora. Somos avaliados por todos e, assim, coletivamente, elaboramos o plano de ação para atacar as fragilidades. Dessa forma, avançarmos a cada ano”, explicou a diretora.

Maria Elizabete disse ainda que participar do Prêmio Gestão Escolar desde 2006 significou aprender a desenvolver uma gestão compartilhada. “Aprendemos que nesta perspectiva deveríamos incluir também os pais. Estamos aperfeiçoando o processo de formação continuada envolvendo os professores na autorreflexão e o reconhecimento da necessidade de mudanças pedagógicas”, destacou.

E acrescentou: “A reflexão nos remete a mudanças e estamos sempre refletindo com toda equipe escolar em busca de qualidade no ensino. Então surgem ações em cima das problemáticas levantadas, assim os professores também trabalham com os alunos levando-os a enxergarem as problemáticas locais e, posteriormente, mais distantes para, a partir de então, iniciar o trabalho”.

Entrosamento e Protagonismo

Para a diretora da escola, essa união e entrosamento são contagiantes e os alunos também são envolvidos pelas ações, iniciativas, protagonismo e a equipe fortalece. “Chegar ao topo não foi fácil e permanecer nele será um desfio ainda maior. A conquista é uma vitória de toda equipe escolar. O trabalho desenvolvido na escola é uma construção de todos que se dedicam com esforço, sempre buscando a excelência nas práticas pedagógicas”, finalizou Maria Elizabete.

A EE Antonio Kassawara Katutok funciona como escola ETI (Escola de Tempo Integral) desde 2006.

A diretora ressaltou que os projetos colocam os alunos como protagonistas de tudo o que é desenvolvido.

Na Sala de Informática, por exemplo, os alunos aprendem noções de robótica e já montaram o Robô Harduino. Como o interesse dos alunos é muito grande, eles estão tentando montar outros robôs para auxiliar nos projetos da escola, como na horta para verificar a umidade do terreno e a necessidade de irrigação, no bosque e na captação de água da chuva.

Outros projetos

A Sala de Leitura também é um espaço onde são desenvolvidos vários projetos. Há, também, uma geladeira na rodoviária da cidade com vários livros, para onde o professor João Vitor Navachi se desloca semanalmente para encantar os passageiros com suas histórias.

Ainda na rodoviária, os alunos da educação infantil são levados até local para participar do mundo encantado da leitura. O Centro de Saúde local também é contemplado com este projeto. “É a leitura ultrapassando os muros da escola!”, frisou a diretora.

A premiação se estende ao corpo docente. A professora de ciências Élina Renândia Vidoto Petean está entre as finalistas do Estado no Prêmio Professores do Brasil. Já a professora de língua estrangeira (inglês), Neila Cristina Bianchini, foi selecionada no ano passado pelo governo a ir para os Estados Unidos.

A professora de matemática Nilza Maria Gomes Marabeis está entre as 100 melhores professoras de matemática do Brasil. Esta classificação, segundo a diretora, é fruto do trabalho que resulta em medalhas de bronze (várias) e de prata na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).