Prefeita de Bilac inaugura escola e cita conquistas de sua gestão


Sueli diz que município tem registrado altos índices em avaliações que medem a qualidade do ensino e descerra placa inaugural de outras duas obras

29/10/2015 22:27 - Atualizado em 20/11/2015 19:04 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Prefeita e vice-prefeito descerram a placa inaugural da escola

A prefeita de Bilac, Sueli Orsatti Saghabi (PTB), inaugurou no último dia 23 a Creche Escola Carmem Estrada Orsatti. A instituição escolar fica localizada na rua Sebastião Pereira nº 184, no Distrito Industrial Ovídio Martinelli.

“Esta creche tem um diferencial: a parte externa possui um minicampo gramado, uma horta onde as crianças farão o plantio, um pequeno viveiro com animais e um parque de diversão. Isto tudo com recursos próprios”, frisou a prefeita.

Sueli disse ainda que buscará recursos financeiros para a construção de uma quadra poliesportiva coberta, de modo que atenda tanto as crianças da Creche Escola quanto aos alunos atendidos na Emei Prof. Étore Batagello, onde ambas são vizinhas de fundos.

De acordo com a prefeita, a Creche Escola atenderá 227 crianças com idade entre 3 e 5 anos (Maternal II e Pré-escola) das 7h às 17h30. “Uma das minhas prioridades sempre foi a Educação desde o berçário. E é isso que estamos fazendo, pois sabemos que as crianças são o nosso futuro”, acrescentou.

Ainda em seu discurso, Sueli disse que o município de Bilac foi classificado recentemente com nota B+ (muito efetiva) no índice de efetividade de gestão fiscal e também em educação, segundo dados do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

A prefeita ressaltou que Bilac está no grupo 6 (muito alto) do IPPI (Índice Paulista da Primeira Infância), divulgado no mês de setembro pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Dos 43 municípios da região de Araçatuba, Bilac ocupa a 9ª posição do grupo.

A Creche Escola leva o nome de Carmem Estrada Orsatti (1930-1999), que é mãe da prefeita. A homenagem foi feita em 2004 pela indicação do vereador Carlos Alberto Barducci, o Carlito (PTB).

“Minha mãe, juntamente com outras valorosas senhoras de Bilac, por meio do Rotary Club e do padre Bernardo Braakhuis (1918-2014), montaram e cuidaram da primeira creche, a qual era mantida com doações e quermesses”, explicou Sueli durante seu discurso. A creche foi municipalizada em 17 de agosto de 1998.

A prefeita também falou das dificuldades que a cidade enfrenta devido a crise econômica que o país vive atualmente e aproveitou para dizer que ao assumir a Prefeitura, em 2013, encontrou problemas e dificuldades deixadas pela administração anterior.

Sueli lembrou, ainda, que logo nos primeiros meses de governo, a Prefeitura comprou um terreno para a construção de 51 casas populares, as quais, segundo ela, já estão licitadas. “Estamos apenas aguardando a ordem de serviço do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para iniciarmos as inscrições pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano)”, justificou.

Apesar da crise financeira, a prefeita disse estar otimista. “Temos dificuldades, mas honramos os compromissos com os nossos fornecedores e funcionários municipais”, concluiu.

Conquistas

Durante a inauguração da Creche Escola Carmem Estrada Orsatti no último dia 23, em Bilac, a prefeita Sueli Orsatti Saghabi (PTB) aproveitou a ocasião para mencionar algumas conquistas adquiridas em sua gestão, iniciada em 2013.

A prefeita enumerou os 25 veículos e cinco equipamentos agrícolas adquiridos nesse período, além da reforma e aquisição de equipamentos para o Centro de Saúde e para o Hospital Padre Bernardo. Também citou a construção de vários sarjetões, o recapeamento de diversos trechos de ruas e seis quilômetros de obras do Programa Melhor Caminho, no bairro rural Baguaçu.

No setor de Esportes, a prefeita disse ter implantado o projeto Esporte Social - do governo do Estado -, o programa Atleta do Futuro - em convênio com o Sesi (Serviço Social da Indústria) -, e incluiu as atletas do vôlei feminino no projeto Bolsa Talento Esportivo, do governo do Estado.

Sueli mencionou o incentivo ao grupo da Terceira Idade e ao grupo teatral Amanajé. Ela também citou o cadastramento de 270 famílias no programa do governo federal de aquisição de alimentos, e um maior atendimento de crianças e adolescentes nos projetos sociais do Cras (Centro de Referência da Assistência Social).

Entre as obras já licitadas, a prefeita mencionou a reforma e iluminação do estádio municipal Wagih Saghabi; a ponte de concreto sobre o Córrego Salto Contínuo, no bairro rural Palmeirinha; equipamentos para a academia ao ar livre e aproximadamente 22 mil m² de recapeamento asfáltico em diversas ruas e avenidas da cidade, inclusive a rua Duque de Caxias.

Outras inaugurações

Além da instituição de ensino, a prefeita também descerrou a placa inaugural da ampliação do aterro sanitário e do Centro Comunitário Antonia Bortoloti Ruiz, o qual está localizado no conjunto habitacional Padre Luiz Zavariz.

Participaram do descerramento da placa inaugural do Centro Comunitário os filhos e familiares de Antonia Bortoloti Ruiz (1935-2009), que dá nome ao local. Como homenagem, a prefeita entregou uma miniatura da placa a um dos filhos da homenageada.

GALERIA DE FOTOS