Cursos do Senar/Siran qualificam trabalhadores rurais em Piacatu


Objetivo é capacitar trabalhadores no manejo intensivo de produção de leite e pasto

23/11/2015 20:37 - Atualizado em 03/12/2015 10:40 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Piacatu

Participantes do curso de casqueamento durante aula prática

Trabalhadores rurais de Piacatu e alguns de municípios vizinhos participam desde o início deste ano de diversos cursos promovidos pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), de Araçatuba. Os cursos são em parceria com a Casa da Agricultura e Prefeitura de Piacatu.

Os cursos iniciaram em fevereiro com o Programa Pecuária Leiteira, conhecido como Pró-Leite. As aulas teóricas acontecem na Câmara Municipal enquanto que as aulas práticas são realizadas no sítio Cassimiro, no bairro Barreiro, de propriedade de Dirceu de Souza Carvalho. Os cursos, que são gratuitos, têm como instrutor o engenheiro agrônomo Sidnei Favarin.

O técnico de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de Piacatu, Dailton Bigote, e a médica veterinária Cíntia Gabriele Nunes Vendrame Navachi explicam que dentro do programa Pró-Leite há vários temas, como formação e manejo de pastagem, manejo de vacas e touros, manejo de ordenha e qualidade do leite, manejo reprodutivo, planejamento e gerenciamento da propriedade leiteira, manejo de bezerras e novilhas, entre outros.

Bigote ressalta que, por meio do Pró-Leite, foram realizados cursos complementares, como o de manutenção de ordenhadeira mecânica, casqueamento de bovino de leite. Haverá, ainda, o curso de inseminação artificial em bovinos, agendado para o início de dezembro.

Outros cursos

A parceria resultou em outros cursos no decorrer deste ano, entre eles: Café na Gastronomia e Processamento Artesanal em Carne Suína, ministrado por João Francisco Gomes. Também foi realizado o curso de Aplicação de Agrotóxicos com Pulverizador de Barras, tendo como instrutor o engenheiro agrônomo José Eduardo de Andrade.

Outro curso concretizado foi sobre Aplicação de Agrotóxicos com Pulverizador de Barras (NR31), cujo instrutor foi o engenheiro agrônomo Valdomiro Munhoz Lopez. O curso realizado recentemente foi sobre orquídeas, ministrado pelo engenheiro agrônomo Antonio Carlos.

O que é o Pró-Leite?

O Programa Pecuária Leiteira - conhecido como PróLeite -, elaborado pelo Senar-SP, tem como objetivo capacitar os produtores e trabalhadores rurais no manejo intensivo de produção de leite a pasto.

É implantado um sistema envolvendo todas as fases do processo de produção de leite, como: gerenciamento da propriedade com uso de caderno de campo e de custos operacionais, produção de alimentos volumosos em quantidade e qualidade (pasto e cana-de-açúcar); administração racional de concentrados; manejo intensivo de pastagens; conforto animal, sanidade; manejo reprodutivo, irrigação de pastagens, entre outros.

Como resultado direto da utilização do conhecimento, técnicas e comportamento adquiridos, o produtor terá um considerável aumento de produção e produtividade (litros de leite por hectare ao ano), em um curto espaço de tempo e, consequentemente, maior renda.