Escola de Gabriel Monteiro está entre as cinco melhores do Brasil em gestão escolar


Instituição escolar representa a região Sudeste do país e concorre a R$ 30 mil

15/11/2015 16:54 - Atualizado em 04/12/2015 19:29 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

A EE Antonio Kassawara Katutok, de Gabriel Monteiro, está entre as cinco melhores escolas públicas do Brasil em gestão escolar. A instituição de ensino representa a região Sudeste do país na 16ª edição do Prêmio Gestão Escolar.

A coordenação nacional do Prêmio Gestão Escolar - Iniciativa Educadores do Brasil divulgou no dia 11 deste mês a relação das escolas finalistas. Neste ano, das 7.810 inscrições recebidas, 27 foram selecionadas destaques estaduais. Destas, cinco compõem o grupo de finalistas.

Além da escola de Gabriel Monteiro, concorrem ao prêmio de R$ 30 mil e o título de escola ‘Referência Brasil’, instituições escolares dos municípios de Feijó (AC), representando a região Norte; Itabi (SE), na região Nordeste; Rondonópolis (MT), na região Centro-Oeste; e Bento Gonçalves (RS), na região Sul.

A diretora da escola de Gabriel Monteiro, Maria Elizabete Fernandes de Oliveira, informou que estará em Brasília (DF) entre os dias 1 a 4 de dezembro, onde participará de várias atividades relacionadas ao Prêmio Gestão Escolar 2015-2016.

Maria Elizabete explicou que no dia 3, das 8h às 12h, haverá comitês finais de avaliação e, às 16h, acontecerá o evento de premiação, onde será divulgada a escola classificada em primeiro lugar em nível nacional, que receberá o título de escola ‘Referência Brasil’.

A diretora reforçou que o fato de a escola estar entre as cinco melhores do país é resultado é uma ação coletiva, participativa, que envolve todos os segmentos da instituição de ensino, sendo: professores, alunos, funcionários, pais e equipe gestora.

O Prêmio Gestão Escolar é uma das iniciativas do Consed (Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Educação) que vem se constituindo em um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar da comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar.

A iniciativa Educadores do Brasil integrou os prêmios “Gestão Escolar” e “Professores do Brasil”, lançada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Consed, em parceria com outras instituições, como a Undime (União Nacional de Secretários Municipais de Educação).

Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).