Diretor de escola sugere que curso do Proerd estenda ao 7º ou 9º ano


Ao todo, 44 alunos dos 5º anos receberam o certificado de conclusão do Proerd; dois alunos foram premiados com uma bicicleta cada em concurso de redação

30/11/2015 07:23 - Atualizado em 21/12/2015 14:53 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Alunos posam com o certificado do Proerd junto com PM Cleuson

Durante a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Piacatu, realizada no dia 30 de novembro, na Câmara Municipal, o diretor da Emef Prof. Eládio Rosseto, Luiz Antonio Navacchio, sugeriu que as aulas do Proerd se estendam ao 7º ou 9º ano.

O pedido foi feito ao capitão da 4ª Companhia de Birigui, capitão Celso Massanobu Toma, que participava da formatura dos 44 alunos do 5º ano. O diretor frisou a importância da presença dos pais na família e recomendou que eles acompanhem a vida escolar dos filhos.

O instrutor do Proerd, policial militar Cleuson Spadari, também pediu aos pais dos alunos que cultivem o amor de seus filhos, pois, “eles que irão substituir as nossas funções futuramente”.

Como de costume do Proerd, ao final do curso os estudantes fazem uma redação, sendo que as melhores são selecionadas pelo instrutor e os autores premiados durante a formatura. Em Piacatu, tradicionalmente os alunos que têm a redação classificada recebem uma bicicleta, a qual é doada por incentivadores do município.

Neste ano, duas redações foram escolhidas, sendo uma por sala. Foram premiados com uma bicicleta cada os alunos Isaque Bernine Muniz (5º ano A) e Ariézer Dutra Marcolino (5º ano B). Os pais dos alunos classificados participaram da entrega da bicicleta

Além das duas bicicletas, houve sorteio entre os alunos de alguns brindes que foram doados pelo comércio local.

O que é o Proerd?

O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

O Proerd dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe delas.

As lições aplicadas têm por finalidade desenvolver nos alunos a autoestima, controle de tensões e civilidade. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.

O Proerd também oferece aos estudantes a chance de ver os adultos como amigos em que eles podem confiar.