Médico recebe título de Cidadão Bilaquense


Três anos após receber o diploma de médico, Ailton Vilela mudou-se para Bilac

11/12/2015 11:53 - Atualizado em 15/01/2016 07:39 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Dr. Ailton Vilela mostra a homenagem ao lado do vereador Zé Totô

A Câmara de Vereadores de Bilac concedeu no dia 4 deste mês, em sessão solene, o título de Cidadão Bilaquense ao médico clínico-geral Ailton Vilela. A homenagem foi acompanhada por familiares, colegas de trabalho e alguns munícipes.

O título de Cidadão Bilaquense foi proposto pelo vereador José Cícero de Goiz, o Zé Totô (PTB), e aprovado por unanimidade dos vereadores na sessão ordinária do dia 2 de maio de 2011. Quatro anos e sete meses depois da aprovação, foi oficializada a entrega do título.

Presente na sessão, a prefeita Sueli Orsatti Saghabi (PTB) disse que a homenagem é uma prova de reconhecimento de uma vida dedicada ao atendimento da saúde pública e, ainda, que Ailton Vilela tem conhecimento médico e humano para servir a todos sem qualquer distinção.

“Hoje o senhor se torna oficialmente bilaquense. E isso é apenas fazer justiça ao homem, ao amigo e ao médico doutor Ailton, que sempre pautou sua vida na luta em defesa da saúde em nosso hospital, com seu jeito todo especial de atender aos que o procura”, discursou a prefeita.

O vice-prefeito Ocimar Antonio Calsavara (PTB) e o vereador Carlos Alberto Barducci, o Carlito (PTB), também utilizaram a tribuna da Câmara para homenagear o médico Ailton Vilela.

Doutor Ailton, como é popularmente conhecido, também recebeu homenagens enviadas via e-mail, entre elas do deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho (PTB); do subsecretário da Casa Civil do Estado de São Paulo, Rubens Cury; e de sua colega de faculdade, Rosângela Cerbino Volponi Lucchesi.

O presidente da Câmara, Zé Totô, autor deste título de Cidadão Bilaquense, disse em seu discurso que há muito tempo queria prestar uma homenagem ao médico Ailton Vilela.

“Homenagem se faz para quem, de fato, merece. E é o caso do doutor Ailton, que dedicou praticamente toda sua carreira de medicina em Bilac. São 35 anos de dedicação aos pacientes que procuram por atendimento no hospital de nossa cidade”, mencionou o vereador.

Zé Totô, que trabalha no hospital de Bilac desde 1989, relatou ter muito orgulho em trabalhar com o homenageado. “Conheço o doutor Ailton há 26 anos. Eu e todos os profissionais que trabalham no hospital de Bilac somos amigos dele. É uma amizade que vai além dos corredores do hospital. Homem de uma simplicidade e competência gigantescas”, acrescentou.

Breve biografia

Ailton Vilela nasceu em 30 de junho de 1950 no município de Caiapônia (GO). Filho de João Goulart Vilela e Maria Sebastiana Vilela, com apenas um ano de idade mudou-se com os pais para Araçatuba, no interior paulista.

Formou-se em medicina em 1977 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e iniciou carreira no ano seguinte (1978) na cidade de São Paulo, onde fez residência médica até março de 1980, ocasião em que mudou-se para Bilac a convite de Rosângela Cerbino Volponi Lucchesi, sua colega de faculdade e filha do médico Arthur Volponi (já falecido).

Na época, o doutor Volponi - como era conhecido - trabalhava como anestesista no hospital de Bilac e estava deixando a função, ocasião em que Ailton Vilela o substituiu. Em 1981, casou-se com Maria Tereza Baraldi e teve dois filhos: Luiz Eduardo Vilela (1982-2002) e Marcos Vinícius Vilela.

Assim que começou a trabalhar no Hospital Beneficente de Bilac, Ailton Vilela era um dos três médicos que atendiam no local, sendo seus colegas o médico clínico-geral Antonio Cyro Deps (1922-1992) e a médica pediatra Dirce Shizue Sakamoto, que reside em Bilac.

GALERIA DE FOTOS