Piacatu adota cultura perene como alternativa


Iniciativa visa evitar a monocultura da cana-de-açúcar que se expande de maneira acelerada na região

30/04/2007 23:01 - Atualizado em 30/12/2015 23:16 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Palestrante orienta produtores rurais sobre a cultura perene

Cerca de 70 pessoas, entre autoridades e micro e pequenos produtores rurais do município, participaram de uma palestra sobre o mercado da borracha e os motivos para plantar seringueira. O evento aconteceu no último dia 27, às 19h30, no Piacatu Clube.

A palestra foi aberta pelo prefeito de Piacatu, Euclasio Garrutti (DEM), que é agricultor e incentivador da implantação da cultura perene no município. Segundo o prefeito, “não se trata ao combate à cana”, porém, reforçou dizendo que a monocultura não oferece um desenvolvimento sustentável.

Conforme informou Garrutti, a Prefeitura instituiu através do Projeto de Lei nº. 36/2006, o programa de incentivo ao plantio de eucalipto, seringueira e café destinado ao desenvolvimento das culturas através de assistência aos agricultores.

Com o programa já em funcionamento, a prefeitura vem arcando com 50% dos custos das mudas oferecidas. No entanto, cada agricultor só pode ser beneficiado com até cinco mil mudas por ano. Garrutti disse que o programa já disponibilizou 70 mil mudas de café, mais de 40 mil mudas de seringueira e frisou que o município ainda possui cerca de 45 mil árvores produzindo borracha.

De acordo com o prefeito, a cana-de-açúcar ocupa entre 25% à 30% da área do município. Para que não ocorra futuramente a monocultura, o chefe do executivo se colocou a disposição em receber mais parceiros com a cultura perene. “Se para este ano não tiver mais mudas, estaremos providenciando para o próximo ano”, finaliza.

Na seqüência, o prefeito passou a palavra ao pároco local, Sebastião Gonçalves, o qual agradeceu o convite e disse que o assunto é de interesse tanto do padre quanto da Igreja, enfatizando que o projeto tem relação à Campanha da Fraternidade deste ano. Em seguida, convidou o público para uma oração.

Após as palavras de acolhida e apresentação, o engenheiro agrônomo Percival Costa Junior iniciou sua palestra sobre “Perspectiva de mercado” dizendo que era fã de cultura perene e citou que “a seringueira é safra todo ano”. Também destacou que a cultura do café é vantagem, pois; pode-se estocar por um ou dos anos e frisou que, assim como a borracha, não sofre pressão do mercado.

Segundo o palestrante, a borracha natural está presente em mais de 40 mil produtos e focou que a Tailândia detém 36% da produção mundial de borracha seguido pela Indonésia, com 22%, tornando-os líderes mundiais, com 58%.

Baseado em dados oficiais, Costa Junior informou que 50% da produção de borracha do Brasil é produzida no Estado de São Paulo. Ainda de acordo com o palestrante, o Estado possui uma quantidade estimada em 20 milhões de pés de seringueira que produzem 27,9% do consumo interno.

O engenheiro agrônomo também comentou que o Brasil consome 340 mil toneladas de borracha ao ano sendo que, desta quantidade, o país produz apenas 95 mil toneladas do produto, fazendo com que o país importe outros 72,1% de borracha para suprir a demanda nacional.

“Todos os países consomem a borracha, pois; todos eles possuem carros”, avalia Costa Junior encerrando sua abordagem sobre as vantagens em optar pela cultura perene. O valor do quilo da borracha atualmente gira em torno de R$ 1,70.

Seguindo a mesma dinâmica de Costa Junior, o engenheiro agrônomo Nilson Augusto Troleis explicou aos micro e pequenos produtores de Piacatu qual a maneira correta de se plantar uma muda de seringueira, seus cuidados e o manejo correto ao extrair a borracha.

Em sua palestra sobre “Plantio, tratos culturais e custos de implantação”, Troleis mostrou, através de slides, os cuidados que o produtor deve ter desde o plantio da seringueira à extração da borracha. A palestra foi realizada pela Hevea Tec Indústria e Comércio e Hevea Fort Viveiro de Mudas. O evento teve apoio da Prefeitura e Casa da Agricultura de Piacatu.